segunda-feira, 4 de setembro de 2023

AS VEDADES SOBRE AS ÁGUAS BATISMAIS!!*

TEXTO BASÍCO MC 16: 15-16; MT 28: 19; JO 3: 22

INTRODUÇÃO

O batismo nas águas foi algo instituído pelo próprio Senhor Jesus (Marcos 16.15-16). 

O batismo tem seu fundamento nas palavras de Jesus Cristo, que disse a seus discípulos: "Vão e batizem todos os povos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28, 19).

Além disso, os discípulos do Deus-Filho também batizavam as pessoas nas águas (João 3: 22). 

Quem deseja receber o Espírito Santo e ser salvo em Cristo, precisa se batizar nas águas.

O batismo em águas é o rito central do sacramento do batismo.

O que é um sacramento?

Os sacramentos são sinais sensíveis (palavras e ações), acessíveis à nossa humanidade, por meio dos quais Cristo age e nos comunica sua graça... 

18.Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade nos céus e na terra. 

19.Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. 

19.Ensinando-os a obedecer a tudo o que eu ordenei a vocês. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". Mateus 28:18-20

É o momento em que o batizando é mergulhado na água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

A água é um símbolo de purificação e renovação. 

Ela representa a morte do pecado original e o renascimento para uma vida nova, em Cristo.

O batismo em águas pode ser realizado em qualquer lugar, mas geralmente é realizado em uma igreja ou em um local sagrado. 

36.Prosseguindo pela estrada, chegaram a um lugar onde havia água. O eunuco disse: "Olhe, aqui há água. Que me impede de ser batizado?" 

37.Disse Filipe: "Você pode, se crê de todo o coração". O eunuco respondeu: "Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus". 

38.Assim, deu ordem para parar a carruagem. Então Filipe e o eunuco desceram à água, e Filipe o batizou. 

39.Quando saíram da água, o Espírito do Senhor arrebatou Filipe repentinamente. O eunuco não o viu mais e, cheio de alegria, seguiu o seu caminho. Atos dos Apóstolos 8:36-39

O batismo pode ser realizado por um sacerdote, um diácono ou um ministro ordenado.

9.Naquela ocasião, Jesus veio de Nazaré da Galileia e foi batizado por João no Jordão. 

10.Assim que saiu da água, Jesus viu o céu se abrindo e o Espírito descendo como pomba sobre ele . Marcos 1:9-10

Os efeitos do batismo em águas são a remissão do pecado original, a infusão da graça santificante e o ingresso na Igreja. 

A graça santificante é um dom de Deus que nos torna capazes de viver uma vida cristã.

O batismo em águas é um sacramento necessário para a salvação. 

Pedro respondeu: "Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo. Atos dos Apóstolos 2:38

Ele é o primeiro passo na vida cristã, e abre o caminho para os outros sacramentos.

Aqui estão alguns dos significados do batismo em águas:

Morte e renascimento: O batismo em águas simboliza a morte do pecado original e o renascimento para uma vida nova, em Cristo.

Purificação: O batismo em águas nos purifica do pecado original.

Renovação: O batismo em águas nos renova para uma vida nova, em Cristo.

Vida: O batismo em águas nos traz a vida eterna.

O batismo em águas é um dom de Deus que nos permite viver uma vida nova, em Cristo.

Isso aconteceu quando vocês foram sepultados com ele no batismo e com ele foram ressuscitados mediante a fé no poder de Deus que o ressuscitou dentre os mortos. Colossenses 2:12

Conclusão:

O pecado original é uma doutrina religiosa que afirma que todos os seres humanos nascem com um estado de pecado, devido à desobediência de Adão e Eva a Deus no Jardim do Éden.

Na Bíblia, o pecado original é descrito no livro de Gênesis, onde Adão e Eva são tentados por Satanás a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. 

Ao comerem do fruto, eles desobedeceram a ordem de Deus e foram expulsos do Jardim do Éden.

Como resultado do pecado original, todos os seres humanos são concebidos na culpa de Adão e Eva. 

Isso significa que todos nascemos com uma tendência ao pecado e à rebeldia contra Deus.

O pecado original é diferente do pecado pessoal. 

O pecado pessoal é o pecado que cometemos ao desobedecer a Deus por nossa própria escolha. 

O pecado original, por outro lado, é o pecado que herdemos de Adão e Eva.

A Igreja Católica acredita que o pecado original pode ser perdoado pelo batismo. 

O batismo é o sacramento da iniciação cristã, que nos purifica do pecado original e nos torna filhos de Deus.

A doutrina do pecado original tem sido objeto de debate teológico ao longo da história. 

Alguns teólogos acreditam que o pecado original é uma doutrina literal, enquanto outros acreditam que é uma metáfora.

No entanto, a doutrina do pecado original continua a ser uma crença central para muitas religiões, incluindo o cristianismo, o judaísmo e o islamismo.

Aqui estão algumas das implicações teológicas do pecado original:

1.O pecado original nos torna dependentes da graça de Deus para a salvação.

2.O pecado original nos torna vulneráveis ao pecado pessoal.

3.O pecado original nos motiva a buscar a santidade.

4.O pecado original é uma doutrina complexa com implicações profundas para a nossa compreensão da natureza humana e da nossa relação com Deus.

Cristão por convicção...

Pregador por vocação...

Feliz por escolha...

Próspero por herança...!

A Palavra do crente ainda vale muito?

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.