segunda-feira, 3 de julho de 2023

DORCAS- a discípula generosa*

TEXTO BASÍCO AT 9: 36-42

INTRODUÇÃO 

"E havia em Jope uma discípula chamada Tabita, que traduzido se diz Dorcas. Esta estava cheia de boas obras e esmolas que fazia.

E aconteceu naqueles dias que, enfermando ela, morreu; e, tendo-a lavado, a depositaram num quarto alto.

E, como Lida era perto de Jope, ouvindo os discípulos que Pedro estava ali, lhe mandaram dois homens, rogando-lhe que não se demorasse em vir ter com eles.

E, levantando-se Pedro, foi com eles; e quando chegou o levaram ao quarto alto, e todas as viúvas o rodearam, chorando e mostrando as túnicas e roupas que Dorcas fizera quando estava com elas.

Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita, levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se.

E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva.

E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor.

E ficou muitos dias em Jope, com um certo Simão curtidor.Atos 9:36-43"

Dorcas, era uma judia cristã que vivia em Jope, tinha não só um nome grego, mas também em aramaico, chamada por Tabita, cujo significado era “gazela”, um animal que anda pelas alturas, protegendo o rebanho e estando alerta para adverti-lo dos perigos. 

Assim era comparada a solicitude daquela mulher: sempre pronta a proteger alguém do alto de sua alma nobre.

Época

Dorcas morava entre os Gregos e falava a língua grega antes de se tornar cristã. Dorcas morava em Jope, bonita cidade situada na costa do mar Mediterrâneo, e cerca de 56 km a noroeste de Jerusalém. Por ser uma cidade costeira, Jope via muitos maridos e pais partirem em direção as águas perigosas, vários deles não mais voltavam do mar, deixando para trás viúvas e órfãos enlutados e desamparados.

Situação

Dorcas amava o Senhor. Seus olhos amorosos viam as necessidades urgentes de outros, com mãos hábeis, essa discípula colocava, diariamente, a sua fé em ação, ela costurava roupas e as distribuía generosamente às viúvas e crianças da cidade, as vitimas mais dignas de pena dos naufrágios e tempestades.

Sofrimento

Ver tanto sofrimentos dos desamparados que ela tinha que fazer algumacoisa, não é fácil ver tanto sofrimento ao seu redor ver pessoas tão insensíveis a dor do seu próximo e muitas vezes negar um prato de comida, uma roupa, ou mesmo um gesto de carinho.

Pois eu tive fome, e vocês me deram de comer; tive sede, e vocês me deram de beber; fui estrangeiro, e vocês me acolheram;

36 necessitei de roupas, e vocês me vestiram; estive enfermo, e vocês cuidaram de mim; estive preso, e vocês me visitaram'.

37 "Então os justos lhe responderão: 'Senhor, quando te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber?

38 Quando te vimos como estrangeiro e te acolhemos, ou necessitado de roupas e te vestimos?

39 Quando te vimos enfermo ou preso e fomos te visitar?'

40 "O Rei responderá: 'Digo a verdade: O que vocês fizeram a algum dos meus menores irmãos, a mim o fizeram'.


Sua alegria

Devia ser quando chamava essas mulheres e crianças e entregava roupas, ver o rosto de alegria delas, quando Pedro a ressuscitou creio que a alegria dela dobrou, quando ela viu que na sua cidade ouve muitas conversões, que se voltaram para o Senhor Jesus.

outra alegria também foi quando foi ressucitada por Pedro, ela viu a gratidão e carinho das pessoas que ajudou.

Lição

Era uma pessoa aberta a amar o próximo, Não tinha limites humanos, o que importava era estar próxima e auxiliar. E, por este motivo, se fez uma pessoa inesquecível (Atos 9: 39).

Bom testemunho, Dorcas esteve presente na vida de outras pessoas, desta forma, deu bom testemunho de serva de Deus. Era uma mulher que dava valor ao ser humano, em um mundo tão difícil. 

Ela usou os talentos recebido de Deus e fez com eles uma ato de amor para seu próximo. 

E como precisamos de pessoas como ela hoje em dia. 

Que ajudem sem fazer perguntas, dispostas a gastar seu tempo, mesmo que seja para oferecer um prato de comida, um copo de água e, mais que isso, orar, a maior de todas as ajudas. 

O mundo está sedento de “Dorcas”. Você está disposto a ser assim? Esta é a sua chance de marcar a vida de outras pessoas com apenas um gesto de amor, um conselho, uma experiência a ser contada, uma atitude que pode ser pequena a você, mas que fará diferença ao outro.

Se morresse hoje, que tipo de elogio receberia de seus amigos, familiares e pessoas que estão ao seu redor? Pense e tome uma atitude de amor.

Quero orar com você

Senhor meu Deus, quero ser sensível ao seu amor, pois quando estamos no seu amor ficamos atentas as necessidades do próximo, somos generosas, amáveis e desprendidas, quero usar meus talentos naturais para fazer alguma coisa de valor para outra pessoa, bem sei que tudo o que o Senhor nos dá e nos capacita para fazer é para benefício do próximo, minha família é meu próximo meus irmãos em Cristo e os desamparados são meus próximo, me leva onde tiver uma necessidade, quero como Dorcas ser tua testemunha nessa terra que quando o Senhor me recolher que eu possa ter deixado as marcas de bondade e uma seguidora sua. Em Nome de Jesus Amém!

Mulheres Belas ao Olhos de Deus!!


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.