terça-feira, 14 de março de 2023

O NOVO CÉU E A NOVA TERRA-APOCALIPSE 21*


TEXTO BASÍCO AP 21.1-8 

INTRODUÇÃO

1. E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.

2. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.

3. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.

4. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

5. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.

6. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida.

7. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.

8. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte.

A Bíblia faz menção de três céus: 

o primeiro, é a região atmosférica; 

o segundo, é o céu astronômico Jó 38.31-33 

e o terceiro céu, é o céu de Deus 2 Co 12.1-5. 

O leitor não deve confundir o novo céu com o Céu dos céus, lugar da habitação e do trono de Deus, o qual é perfeitíssimo, e não pode ser submetido a qualquer modificação 1 Tm 6.15,16. 

A velha criação será renovada para se tornar em nova criação. 

O céu atmosférico é uma camada de gases sem cheiro, sem cor e sem gosto presa a terra pela força da gravidade. 
Visto do espaço, o planeta Terra aparece como uma esfera de coloração azul brilhante. 

Segundo os estudiosos, à distância entre o espaço exterior e a atmosfera é cerca de 1.000 km de espessura. 

O profeta Isaías profetizara acerca da renovação do céu e da terra. 

O mar é o símbolo da desordem, separação, conflito, inquietação e agitação. 

O apóstolo deve ter-se alegrado e sido confortado com a nova restauração da terra: “E o mar já não existe.” 

Ele estava separado da comunidade cristã de Éfeso, por causa do mar que separava a ilha vulcânica de Patmos do continente cerca de 53 km. 

Na mitologia o mar é o símbolo do mal. 

No Apocalipse o mar torna-se inexistente, enquanto aparece o rio da água da vida. 

A ausência do mar na eternidade é o emblema de uma paz serena. 

Ele faz separação entre os continentes e os povos; seu desaparecimento diz perfeitamente que estaremos juntos naquele dia sem distinção idiomática, racial e cor. 

3. “E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles 
habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles e será o seu Deus.” 
 
A expressão “grande voz” ocorre 18 vezes no Apocalipse, e neste verso a citação é terminal. 

Esta voz estrepitosa é a de um anjo porta voz da Presidência Universal de Jeová. 

Tabernáculo no grego “skene”, que significa tenda. 

Teremos nesse tempo uma convivência impartível com Deus. 

O Senhor procurava Adão no virar do dia; Cristo tabernaculou, ou seja, encarnou-se à procura do homem, e Deus descerá para estar conosco. 

O Tabernáculo e o Templo eram símbolos da presença do Senhor manifestada no meio do Seu povo; agora Ele estará conosco de forma inarredável. 

4.“E Deus limpará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, 
porque já as primeiras coisas são passadas.” 

A lágrima é um liquido claro, transparente, de sabor ligeiramente salgado, elaborado pelas glândulas lacrimais; 
contém globulina, albumina, uréia, cloreto de sódio, glicose. 

Quantas lágrimas tem sido derramadas por maus tratos, angústias, decepções, traições e sucessivos dissabores. 
Mas no guarda-roupa divino existe o lenço da consolação que as enxugarão para sempre. 

A morte tem sido o vilão que tem deixado muitas sequelas psicológicas, emocionais, e uma grande orfandade no mundo. 

Segundo dados estatísticos a cada minuto morre uma pessoa assassinada no mundo; umamulher morre durante a gravidez ou parto; seis pessoas devido à diabetes; cinquenta e nove sem nunca ter ouvido nada de Cristo; sete por causa do tabagismo; dezoito por falta de água, ou por consumo de água contaminada. 

Mais de seis milhões de pessoas morrem por dia no mundo, e as causas são as mais adversas. 

Esse inimigo chamado morte em breve será aniquilado 1 Co 15.26. 

O pranto que é o ato de lastimar, chorar desesperadamente; e o clamor que leva as pessoas ao queixume, ao gritoespalhafotoso, hão de ser extintos. 

A dor é uma sensação desagradável, que varia desde desconforto leve até a excruciante, associada a um processo destrutivo atual ou potencial dos tecidos que se expressa através de uma reação orgânica e emocional. 

Na nova Terra não sentiremos nenhum tipo de dor porque estaremos face-a-face com o Dr. Jesus Cristo, o bálsamo de Gileade. 

5. “E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve, 
porque estas palavras são verdadeiras e fiéis.” 
 
A primeira vez que encontramos registrados nos 404 versetos do Apocalipse o próprio Deus falando. 

Neste texto Deus faz uma autenticação de Suas Palavras e ordena que o profeta reconheça a firma no cartório de Sua fidelidade infalível. 

Este planeta cacarecado, explorado e envilecido, após o juízo final passará do estado de deterioração para o estado de perfeição original como era o jardim no Éden. 

O termo “novas”, não faz alusão quanto ao tempo, mas quanto à forma ou qualidade. 

Para quem pretende morar na nova Terra, terá que abandonar as coisas velhas do mundo e ter também uma vida nova 2 Co 5.17.


6. “E disse-me mais: Está cumprido.” 
 
As três declarações de ultimação: “Está consumado” Jo 19.30, fala da consumação da redenção; “Feito está” 16.17, refere-se a Sua vinda em glória; “Está cumprido”, quando Cristo entregará o Reino ao Pai 1 Co 15.24. 

7. “Quem vencer herdará todas as coisas, e eu sereiseu Deus, e ele será meu filho.” 

As promessas contidas na Palavra de Deus são feitasaos combatentes que não desertam no calor da batalha; mas 
que erguem com bravura o pendão da vitória. 

A brilhantura humana é alcançada pelas armas; mas quem herdará todas as coisas, serão aqueles que fizerem uso do armamento espiritual. 

O Marechal Foch costumava dizer: “Que as batalhas são ganhas na véspera”. Sim, são os planos que se aplicam à vida que determina o seu triunfo. 

Como estamos nos aproximando do epílogo da história humana, devemos fazer uso de todas as estratégias de guerra que podemos extrair da Palavra de Deus, a fim de que venhamos alcançar o troféu de triunfantes. 

O vencedor possui as seguintes características:
 
coragem, intrepidez, fidelidade, ousadia, renúncia e brio, que é uma dignidade inalterável que se move por caminhos, que poucos tem logrado percorrer com felicidade. 

Como disse Rui Barbosa: “Não sufoqueis a voz dos vossos impulsos mais nobres. Não deixeis de trazer cingidos os rins e ter à mão as boas armas da vossa dignidade, as santas armas da justiça, para o combate do bom direito.” 


CONCLUSÃO:

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado! 

Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!

Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.