sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA

ESTRATÉGIAS DE CONQUISTA 


TEXTO BASE JS 1: 1 - 9

Deus fala a Josué e anima-o

1. E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:

2. Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel.

3. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.

4. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.

5. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.

6. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.

7. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.

8. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.

9. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.

EDIFICAÇÃO: O livro de Josué contém cinco estratégias reveladas pelo Senhor para que Seu povo conquistasse a Terra Prometida. São as mesmas que o Espírito Santo revela à Igreja com vistas ao seu crescimento.

Vejamos, pois, quais foram as estratégias:

A primeira estratégia é.

I – A SANTIDADE DOS LÍDERES E DO POVO: Js. 7.13

1. O Senhor deixou bem claro que não haveria vitória sem santidade! Em contrapartida, ao seu povo santo, Ele prometeu: 

“Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor maravilhas no meio de vós” (Js 3: 15). 

* Um líder que se santifica ele abençoa o seu povo. Mas um líder que vive no pecado ele priva o seu povo de ser abençoado e atrai derrota sobre a sua congregação. 

Lá no livro de Oséias quando fala sobre a iniqüidade dos reis e dos príncipes. 

Ou seja, da liderança do povo veja o que Deus diz: Os. 7. 8
O que significa ser como um pão que não foi virado? É ser um pão que de um lado queima, mas do outro lado fica cru.

Quantas pessoas são assim. Em alguns aspectos ele chega a torrar pelo seu zelo, mas do outro é totalmente cru, porque ainda é consumido pelo pecado .

O maior perigo que corremos, é queimar de um lado e de outro não. Isso é uma advertência  para todos nós. 
A segunda estratégia é.

II – A OBEDIÊNCIA A PALAVRA: Js.1.8

1. As primeiras instruções do Senhor a Josué são muito enfáticas: 

“Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.” (Js 1: 8). 

2. Em Js. 11.15 temos o registro de que a obediência foi ingrediente para que o povo de Deus vencesse trinta e um reis de Canaã.

Nós precisamos ter uma atitude de mais obediência e menos questionamento. 

A compreensão pode esperar, mas a obediência não. Obediência imediata lhe ensinará mais sobre Deus do que uma vida inteira de discussões bíblicas. 

Na verdade, você jamais compreenderá algumas ordens sem que as tenha obedecido primeiro. 

A obediência libera a compreensão. I Samuel 15. 22b
A terceira estratégia é.

III – A CONFIANÇA NO PODER DE DEUS: Js.1. 3

1. Josué caminhou 38 anos como auxiliar de Moisés vendo sinais, milagres e prodígios. 

Mas ele mesmo nunca tinha operado um sinal, um milagre ou um prodígio. 

Por isso, quando ele assumiu a liderança do povo de Deus, o Senhor o levou a experimentar muitos milagres à medida que ele punha sua confiança em Deus: 

a) As águas do Jordão se abriram (3:16); 

b) Os muros de Jericó caíram (6: 20); 

c) Pedras dos céus caíram sobre os inimigos (10:11); 

d) O Sol e a Lua se detiveram por horas (10: 12-15): 

e) Um grande exército desbaratado pelo Senhor (11: 4).

Temos que confiar em Deus pelos seus milagres. Se você ficar olhando para o tamanho das muralhas de Jericó nada vai acontecer. Mas se você obedecer à Palavra de Deus e puser nele a sua confiança, as muralhas vão vir ao chão.

Há uma conquista diante de nós. Há um desafio aguardado pelos homens e mulheres de fé. 

E se você é um desses homens ou uma dessas mulheres de fé comece a profetizar que nesse tempo a vitória do Senhor será estabelecida em sua vida.  

A quarta estratégia é.

IV – A UNIDADE DO POVO DE DEUS: Js.1. 16,17

1. A atitude do povo de ser um com Josué para a conquista de Jericó foi um dos motivos que determinou a vitória de Israel:Js. 1.16,17

2. A maior estratégia para vencer o inimigo é manter o exército coeso e unido. Sem unidade não conquistaremos nada. 

Unidos podemos muito.  Nenhuma obra realmente grande e relevante foi realizada por um homem sozinho.

3. Você precisa entender que no dia que o Senhor o enviou para essa igreja, você precisa ser um com o ministério. 

Você tem que estar 100%. Se você for alguém parcial você comprometerá o desempenho do exército como todo. 

O inferno não pode resistir a um povo que anda no princípio da unidade. Por isso, a estratégia do Inimigo para enfraquecer a igreja é dispersar o povo. Tudo que é concentrado é forte. Tudo o que é disperso é fraco. Mt. 12. 25
A quinta estratégia é.

V – A DISPOSIÇÃO PARA LUTAR: Js.1. 3

1. No verso 3 há a promessa: “Todo lugar que pisar a planta do vosso pé vo-lo tenho dado.” Em seguida, por quatro vezes o Senhor disse a Josué: Esforça-te e tem bom ânimo! (vs. 6, 7, 9 e 18).

2. Quando Deus deu a promessa de Canaã o povo pensou que iria chegar lá e encontrar as caixas de leite Parmalat prontinhas. 

Mas não tinha nada pronto. Ainda tinha que bater o pasto, criar as vacas e depois tirar o leite...  

* Há uma idéia no meio evangélico que quando se tem a bênção de Deus não é necessário fazer nada. Isso é um engano.

* Deus abençoou Josué à medida que ele se levantou com o povo empunhou a espada e partiu para o campo de batalha. 

Por isso a verdadeira conquista só acontece com homens e mulheres que possuem disposição para sair à guerra. 

A Palavra do Senhor para você hoje é a mesma que ele deu a Josué: “Vai nessa tua força e eu serei contigo!”

CONCLUSÃO :

Geralmente, o futuro dos filhos é determinado como consequência da postura e atitudes de seus pais. 

No reino espiritual acontece a mesma coisa, pois o discipulado é um processo que gera pessoas semelhantes a nós. 

Por isso precisamos saber de que maneira estamos sendo influenciados e, consequentemente, influenciando as pessoas ao nosso redor. 

1. TER A VISÃO DE DEUS – JS 6: 1, 2

Jericó era uma cidade, fortificada por muralhas, que bloqueava a entrada dos israelitas na terra prometida. 

Aos olhos humanos era impossível a conquista daquela cidade, pois o que se via eram muralhas intransponíveis. 

Mas o Senhor disse a Josué: “Olha, vê, tenho dado na tua mão a Jericó...” Naquele momento Josué teve a visão de Deus que o levaria a conquistar a cidade de Jericó.

2. TER A POSTURA CORRETA – JS 6: 3,7

A estratégia dada pelo Senhor para a conquista de Jericó parecia absurda, pois os guerreiros não lutariam com as suas armas, apenas rodeariam a cidade juntamente com o povo e os sacerdotes durante seis dias e no sétimo dia todos gritariam e os muros da cidade cairiam. 

Porém, a postura de Josué diante daquela estratégia foi crucial para que o povo acreditasse nela e obedecesse. 

Josué não discutiu nem argumentou, ele simplesmente obedeceu. 

O êxito na conquista dos territórios que Deus quer entregar nas suas mãos vai depender da sua postura diante do comando dado pelo Senhor. 

3. ALIANÇAR-SE COM O SENHOR

Josué só foi vitorioso porque o povo que ele liderava soube honrar a aliança que existia entre eles e o Senhor. 

Eles obedeceram porque estavam aliançados com Josué e Josué estava aliançado com Deus. 

Sem esta aliança a vitória seria impossível. 

Você precisa aprender a honrar os seus líderes e pastores, pois eles são a cobertura sobre a sua vida. 

Eles representam a aliança que Deus quer ter com você através do Senhor Jesus. 

Você precisa, também, aliançar-se com o Senhor Jesus, a nova e eterna aliança de Deus com os homens. 

Aceite-o no seu coração e receba esta aliança que lhe garante a vida eterna (João 3:16). 
Josué foi um líder que com visão, postura e aliança, influenciou toda uma nação a confiar e servir ao Senhor nosso Deus. 

Você hoje está sendo convidado a tomar posse da da visão de Deus para a sua vida, assumindo a postura correta e aliançando-se com o Senhor Jesus, pois assim você se tornará um líder de sucesso. Amém!


Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.