quinta-feira, 8 de agosto de 2013

uma vida com propósitos

TEXTO BÍBLICO GN. 30: 22 =24; Gn. 45: 1=15

INTRODUÇÃO

TEMA: Uma vida com propósito= I

A história de José trata de Liderança, Chamado de Deus, Família, Fidelidade, Tentação, Visão, Misericórida e Perdão...!
Hoje, não dá para levar uma Vida sem Propósito Não sabem ainda porque Deus os colocou sobre a Terra...!!!
Qual é o Propósito Maior da sua Vida? Quais são os seus sonhos?

I° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS INCOMPREENSÕES
Incompreensão dos Irmãos: Gen 37: 5=8.
Ilust: Jesus foi expulso de casa pelos irmãos... (João 7: 3=5);
“meu pai... irmãos são aqueles que fazem...” (Mat 12: 48=50)!
II° Incompreensões dos Pais: Gen 37: 9=10
Deus tinha um Plano na Vida de José e era Grande...!!!
Um Propósito, uma Visão de Deus não se estabelece por um consenso, nem se coloca em votação, mas apenas se Cumpre, se Vive! Geralmente ela enfrenta incompreensões e pode até fugir da Lógica e do Racional...!
Ilust.: Deus mandou Oséias casar c/uma mulher adúltera que havia se tornado prostitua... !

III° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS PERSEGUIÇÕES



Perseguição dos Irmãos: Gen 37: 4, 8 e 11 (Ódio e Inveja); Gen 37: 18=20 Trama para o Matarem... “Lá vem o Sonhador...”!
Perseguição da Mulher de Potifar: Gen 39: 10 “ela instava com José dia após dia...”! Armou uma cilada e o acusou injustamente...: Gen 39: 12=18.
Se você tem um Propósito de Vida, então você terá Perseguições...!
Ilust: Satanás só persegue quem Tem Propósito... Jesus, perseguido desde o seu nascimento... até a Cruz...!

IV° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS TENTAÇÕES
Um Jovem na flor da idade, com todo o seu vigor físico e sexual, sem seus pais, família ou conhecido por perto... sendo tentado diariamente pela sua patroa... e ainda assim resistir...
É preciso ser mesmo muito “macho”...!!!
É preciso ter um Propósito de Vida firme para poder Resistir às Tentações...
A Tentação sempre tem o propósito de nos fazer desistir de um Sonho, Alvo, Meta... Mas precisamos Perseverar e assim venceremos...!
O Nosso Grande Propósito é a Santificação... Heb 12:14!!!

V° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS ADVERSIDADES
No seio da Família e sob os seus cuidados, amor e proteção é que José teve o seu Sonho revelado e o seu Propósito de vida foi definido... Deus estabeleceu ali o Seu Plano na vida dele... Mas esse Propósito não foi desenvolvido no Conforto do Lar, mas nas Adversidades da Vida...
Expulso de casa pelos irmãos, quase foi morto, lançado numa cova, vendido como escravo, expulso vergonhosamente da casa do seu Dono, lançado injustamente numa Cadeia... Esquecido Lá... Para depois ser levantado por Deus como o Líder do País que dominava o Mundo...!!!
Quantas adversidades na vida você já teve que enfrentar? Você já foi preso... expulso de casa... levantaram calúnias...???
Quantas adversidades / Obstáculos Jô teve que enfrentar... Família, Finanças, Saúde... falta de apoio da Esposa... Mas ele Venceu... O Seu propósito era Permanecer Fiel, pois ele estava travando uma Batalha c/Satã...!
José venceu todas as adversidades e cumpriu o seu Propósito de Vida...!!!

CONCLUSÃO
Uma Vida com Propósito terá um “Final Feliz”!
José recebeu alegremente toda a sua Família, seus irmãos, sobrinhos, cunhadas... e o seu Pai que ele tanto amava... GEN 46: 1-30!!! José Preservou a descendência de Israel, mantendo a Aliança que Deus fez com seus Pais... e dele veio o Messias, Jesus, o Salvador... Cada um cumprindo o seu propósito!
A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado


TEXTO BÍBLICO GN. 37: 5 =10

INTRODUÇÃO

TEMA: UMA VIDA COM PROPÓSITO =II

José é uma história riquíssima de Sonho, e Propósito, ele foi estabelecido desde a adolescência na casa dos pais, na sua família... GEN 37: 5=10 Estava ali estabelecido o Sonho: Liderar sobre seus irmãos, sobre seus pais, com o Propósito de “preservar a Vida de toda a família

I° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE AS MÁGOAS E RESSENTIMENTOS - GEN 45:1=5!
Que drama familiar... José tinha todo o direito de ter ficado ferido, magoado, c/ressentimento e até ódio... - Seu 1º filho, Manassés:
“Deus me fez esquecer de toda a casa de meu pai” (Gen 41: 51)! - Seu 2º Filho: Efraim - Deus me fez Prosperar na Terra da minha Aflição! (Gen 41: 52)!
José decidiu vencer todos esses sentimentos (traição, aflição, covardia...) para cumprir o Propósito de Deus para a sua vida:
“Para preservar a Vida é que Deus me enviou adiante de vós” (Gen 45: 5)! Seu Propósito e Plano era Bem Maior do que todas essas divergências, desigualdades, desentendimentos... Mágoas, Rancor, Iras...
Ilust: Jesus, na cruz, cheio de dores... Não fugiu do Seu propósito e orou:
Pai, Perdoa-lhes, porque não sabem o que fazem”! Mas Jesus sabia muito bem o que estava Fazendo e Para que Veio... Ele conhecia o Seu Propósito...!

II° UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE O PODER DAS TREVAS
O Propósito de Deus na vida de José era muito grande. Estava em jogo o Plano de Deus para a Salvação da Humanidade, pois Jesus nasceria da Tribo de Judá... E a vida de Judá dependia de José cumprir o Propósito... Por isso Satanás se levantou contra José e usou seus próprios irmãos p/tentar Mata-lo!
1° Espírito maligno de Ódio, Ira e Inveja: Numa Sociedade onde as pessoas não sonham ou tem sonhos medíocres... Sonhar acaba Atraindo Ódio, Ira, Inveja... Ilust: Conversei c/um Político e ele disse:
Não recebo apoio dos meus irmãos de Igreja... - Parece que existe uma “competição velada”...!
2° Espírito maligno de Morte: GEN 37:18-20 “... Matemo-lo e veremos o que será dos seus Sonhos...”!
A Questão não era José, mas os Seus Sonhos Ameaçadores para Satanás...!!!
3°  Espírito maligno de Escravidão: Satanás tentou escravizar José... Deus a Idéia de lança-lo numa cova... depois o levou Cativo/Escravo... Depois usou a mulher de Potifar e o lançou na Cadeia...! - Satanás quer nos Prender, nos Amarrar... Tudo isso porque ele sabe que Deus tem Planos Tremendos para cada um de nós e “Preso” não cumpriremos o Propósito de Deus... - Muitas Vezes essa Cadeia de Satanás está num PECADO...!!!

IIIª UMA VIDA COM PROPÓSITO VENCE TODO O DESÂNIMO
Será que José em algum momento não pensou em Desistir...?
Os irmãos Contra, seus Pais Contra, a Vida Contra e tudo dava errado para ele... Até na Cadeia, depois de muita Luta, depois de conquistar a Liderança e de Ajudar 2 Presos, Interpretando seus Sonhos, ainda assim um deles esqueceu de cumprir o que prometeu... GEN 40: 12=15 - José conta a sua história, o seu infortúnio, as injustiças sofridas... e pede: “Lembra-te de mim...”.
E o Copeiro esqueceu de José... GEN 40: 23!

As Coisas não tem dado certo na sua vida...? –
Deus te fala agora: Não Desista! Ele tem um Propósito na sua vida e para a sua vida...!!!

CONCLUSÃO
Você é “indesistível”... Você é parte de um Plano de Deus para Salvar toda a sua Família... Você é a peça-chave de um Grande Propósito de Deus... Não desista...! Não abra mão dos seus Sonhos...!!
A ser viço do rei Pr. João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.