sexta-feira, 23 de novembro de 2012

A FAMILIA CRISTÂ NAS ADVERSIDADES DA ATUALIDADE!!


TEXTO BASE JOSUÉ 24: 15c

INTRODUÇÃO

JOSUE . 24:15c: “Eu é a minha casa serviremos ao SENHOR.”

Poderíamos com propriedade dizer, que o modelo familiar composto pela união de um homem com uma mulher, através do casamento, tem sido ameaçado pelas profundas mudanças que estão ocorrendo na atualidade. Mas que mudanças seriam estas:

Vivenciamos hoje um Relativismo nos valores morais. Há alguns anos atrás dava-se mais valor a virgindade, hoje os jovens são estimulados ao sexo antes do casamento, por meio dos apelos constantes, presentes nos meios de comunicação.

A família, hoje é condenada a conviver com novelas, filmes e programas de TV com os mais torpes desafios à formação moral de nossos filhos. 

As revistas pornográficas aumentam cada dia suas edições. 

Os artigos “plantados” nos jornais e revistas levam a deformação das consciências. A educação sexual desorientada e distorcida de Deus, esta presente livremente na Internet a acessível a todos, sem restrição e controle de muitos pais em suas casas.

Vivenciamos também uma crise de autoridade. 

Vivemos numa época onde a autoridade de pais sobre filhos e questionada. 

Esta crise de autoridade, esta presente entre muitos cristãos que não reconhecem mais o valor espiritual de seus pastores para suas vidas. 

Em algumas escolas, professores vão dar aulas com medo da violência dos mais jovens.

Vivenciamos também um vazio de Deus. Quando falo de um vazio de Deus, não me refiro a falta de crescimento numérico das igrejas. 

Ao contrário estamos em uma época em que o evangelho popularizou-se mais. 

No entanto, muitas pessoas ficam vazias de Deus, porque procuram a Deus em busca de bênçãos materiais, quando deveriam procura-lo por aquilo que Ele é. Estes querem as bênçãos, mas não querem relacionamento íntimo com o Senhor.

Iª Em uma entrevista dada a revista veja, no rio de Janeiro, o mundialmente psicanalista francês Charles Melmana afirma:

“Assistimos hoje a um acontecimento que talvez não tenha precedente na história, que é a dissolução do grupo familiar. Pela primeira vez a instituição familiar está desaparecendo, e as consequências são imprevisíveis.”

II° Ao lermos a Bíblia, observamos que as famílias Bíblicas vivenciaram conflitos. Veremos como algumas delas venceram crises e desafios de seu tempo:

1° Na família de José haviam grandes conflitos

Seus irmãos alimentavam um destrutivo sentimento de inveja, pois sentiam-se incomodados com seus sonhos. 

A inveja e ciúme, fazem com que os irmãos de José tramem contra sua vida, e eles o vendem como escravo. Mas, Deus em sua misericórdia o abençoa, e durante os anos seguintes José começa a superar todos os obstáculos que existiam contra sua vida, e torna-se um homem de grande influência e poder. Mais tarde, numa época de muita fome, José encontra-se com seus irmãos e resolve perdoá-los.
Estudando a biografia da família de José aprendemos que tudo aquilo que a inveja e o ciúme haviam destruído foram restaurados pelo poder do perdão. 

Aprendemos aqui, que o perdão reconstrói e restituí, mas o ciúme e a inveja acabam com famílias.

2ª Na família de Ana haviam grandes adversidades

Penina sua rival a humilhava, pois Ana era estéril não podendo ter filhos. Sua impossibilidade numa cultura como aquela, a colocava numa condição difícil. Naqueles dias, era importante que uma mulher pudesse ter filhos, para que a descendência de Elcana estivesse garantida.

Mas o que faz Ana? Ela se quebranta diante de Deus, clamando por intervenção. Ana orou ao Senhor, e Deus a ouviu. Ana teve filhos, e o seu conflito cessou. 

A oração é uma das ferramentas que podemos utilizar nos conflitos humanos. 

Elias recorreu a oração quando estava em luta contra os 400 profetas de Baal. 

Jesus recorreu a oração quando estava em conflito no Getsemâni. 

E ainda nos recomenda o apostolo Paulo em tessalonicenses 5:17: “orai sem cessar”.

Uma família vence as adversidades por meio da oração. Charles Spurgeon costumava afirmar: "Sempre que Deus deseja realizar algo, Ele convoca seu povo para orar". Max Lucado, autor de vários livros, explica isso da seguinte maneira no livro Parceiros de Oração: "Quando agimos, colhemos os frutos do nosso trabalho, mas quando oramos, colhemos os frutos do trabalho de Deus".

3° Na casa do rei David surgiram grandes crises

Amnon, meio-irmão de Absalão, nutriu uma paixão doentia por Tamar, irmã de Absalão. Orientado pelo perverso amigo Jonadabe, Amnon armou uma cilada para sua irmã, força-a a ter relações sexuais, e sentindo repulsa por ela, escurraçou-a de sua casa.

O rei Davi não corrigiu Amnon, não aconselhou Absalão e nem consolou Tamar. Esta, agredida no corpo e na alma, correu para seu irmão Absalão, que tomou sobre si sua causa, com o propósito de vingar tamanha maldade.

Em vez de confrontar seu irmão, corrigi-lo e perdoá-lo, Absalão encheu-se de mágoa e dominado pelo ódio mandou matar a seu irmão. 

O pai da paz transformou-se no progenitor do ódio, da guerra, da morte. 

Em vez de resolver este problema familiar, ele criou outros ainda mais graves. 
Ainda hoje, em muitas famílias, há feridas não curadas; há mágoas não perdoadas; há irmãos lutando contra irmãos.

A ausência de correção, de consolo e de aconselhamento foram as falhas cometidas por um pai, que como rei governava uma nação, mas não soube governar uma crise em sua família, e assim testemunhou uma grande tragédia.

Acredito que uma boa correção afasta os maus comportamentos, um bom conselho os maus pensamentos, e um bom consolo os maus sentimentos. 

Davi, não soube aconselhar, consolar e corrigir seus filhos. Caso tivesse feito isso, aquela crise poderia ter sido superada.

4° Na família de Marta e Maria haviam crises.

Lazaro, irmão de Marta, já havia morrido há quatro dias. 

A morte de Lázaro trouxe tristeza e angustia a todos da sua família.

Quando Jesus vem ao encontro de Marta, Ele já sabia que tudo estava sob seu controle. Mas Marta, que vinha ao encontro de Cristo, estava ao contrário, sem o controle de seus sentimentos, e sob o domínio da angústia. 

Jesus ao deparar-se com aquela mulher aflita quer lhe ensinar uma profunda lição. 

Ele lhe diz: “Marta, se creres verás a gloria de Deus”.

Jesus estava ensinando a Marta que as situações impossíveis humanamente de serem resolvidas , encontram solução através da fé no filho de Deus.

A fé em Cristo é uma grande ferramenta para que uma família vença as suas adversidades.

Conclusão:
Não podemos negar que há grandes desafios para a família cristã. Mas aprendemos que nossas famílias podem vencer pelo perdão como José, ou através da oração como Ana, ou ainda através da fé como Marta, que creu.

E relembrando a história de Davi, não devemos esquecer, que devemos usar três coisas importantes na família: a correção, o consolo e o conselho.

Levando para a realidade de nossas famílias os exemplos das famílias Bíblicas, podemos ter vitória sobre todas as adversidades que surgem em nossas próprias vidas.

Que Deus abençoe a todos!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.