quinta-feira, 30 de março de 2017

TIRANDO O VENENO DA LÍNGUA - I

TEXTO BASE TG 3: 1 - 18

INTRODUÇÃO

TEMA:TIRANDO O VENENO DA LÍNGUA - I 



1ª MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2ª Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3ª Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

5ª Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas.
Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6° A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7° Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8ª Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9ª Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10° “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”

11° Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

12ª Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

A sabedoria que vem do alto:


TIRANDO O VENENO DA LÍNGUA) PARTE II )

TEXTO BASE TG 3: 1 - 18

INTRODUÇÃO 

1ª MEUS irmãos, muitos de vós não sejam mestres, sabendo que receberemos mais duro juízo.

2ª Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo.

3ª Ora, nós pomos freio nas bocas dos cavalos, para que nos obedeçam; e conseguimos dirigir todo o seu corpo.

4  Vede também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa.

5ª Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia.

6° A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.

7° Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana;

8ª Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal.

9ª Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.

10° “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”

11° Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa?

12ª Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

A sabedoria que vem do alto:

13ª Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.

14° Mas, se tendes amarga inveja, e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.

15ª Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.

16ª Porque onde há inveja e espírito faccioso aí há perturbação e toda a obra perversa.

17ª Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

18° Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.

Da mesma boca procedem bênção e maldição. "Meus irmãos, não pode ser assim!” Tg 3: 10
Esta é a segunda e última parte da devocional na qual vimos 11 razões por que a bíblia é rica em advertências sobre o uso indisciplinado da língua.

Como podemos identificar pessoas com a língua enferma, carregada de veneno, perto de nós?

Existem cinco grupos de pessoas com a língua carregada de veneno mortífero, são eles:

1º Grupo: ESCARNECEDORES: São aqueles que usam as aparências dos outros para construir suas piadas maldosas e de mau gosto. São aqueles que expõem a vergonha dos outros.

São aqueles que vão à casa de Deus e voltam para casa com um relatório de tudo o que estava errado ou fora do lugar, esquecendo-se assim, de adorar a Deus e de ouvir o que Deus tinha para falar ao seu coração. Pv 13: 1

2º Grupo: DIFAMADORES: São aqueles que tiram a boa fama das pessoas. São aqueles que desacreditam publicamente. Difamadores são caluniadores. Judas 8.

3º Grupo: COCHICHADORES: São aqueles que se aproximam de alguém e falam mal de outra pessoa "ao pé do ouvido" e depois dizem: “isso fica só entre nós... mas já falou para três ou mais pessoas”. Sl 41:7

4º Grupo: FALSAS TESTEMUNHAS: São aqueles que falam boatos, que inventam coisas sobre outras pessoas. Ex 23:1

5º Grupo: INTROMETIDOS: São aqueles que interferem em assuntos alheios, que não lhe competem. 1 Pe 4:15

Qual é o remédio para a cura da língua venenosa?

1 - Reconheça que a indisciplina da língua é um problema de coração, Pv 4: 23.

2 - Confesse os seus pecados na área da língua, 1 Jo 1:9, Pv 28:13.

3 - Recuse o mal e entregue-se à Deus, Rm 6:12,13.

4 - Compreenda porque você tem uma língua, Ef 5:19,20.

Pense: Você tirou a boa fama de alguém? Você falou maldosamente de alguém?
Você lançou alguma palavra de morte sobre alguém? O que sai da sua boca está abençoando ou amaldiçoando?

Reflita: Deus está preocupado com as palavras que saem da sua boca, pois elas podem gerar vida ou gerar morte.

"Serpentes venenosas não oferecem maior perigo à vida do que os caluniadores, detratores, murmuradores e boateiros à paz e a reputação alheia."

"FALE MENOS DO QUE VOCÊ PENSA!"

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

OS 7 MOTIVOS PORQUE PRECISAMOS SER BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO!

TEXTO BASE I TES 1: 5

INTRODUÇÃO 

TEMA: OS 7 MOTIVOS PORQUE PRECISAMOS SER BATIZADOS COM O ESPÍRITO SANTO!


“porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós”.

A vitória começa pelo interior, por isso, há a necessidade de receber o Espírito Santo. 

Ele é o próprio Deus a habitar dentro de nos.

“Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele”.

I TES 1: 5 – “Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo e em plena convicção, como bem sabeis quais fomos entre vós por amor de vós”.

Quando uma pessoa crê no Senhor e se batiza nas águas, o Espírito Santo vem morar no seu interior. 

Todos os cristãos tem o Espírito de Deus habitando em seu interior - Rm 8: 9.

Existe porém um momento em que o Espírito Santo opera em nós de forma mais poderosa, nos enchendo de virtude , poder e manifestando seus dons. 

Esta experiência é chamada Batismo no Espírito Santo.

Satanás quer contradizer , trazer confusão e anular esta experiência na vida da Igreja. 

Cada dia surge uma novidade, alguém que pega um texto isolado da bíblia e começa a pregar gerando muita confusão.

Existem muitas idéias erradas com respeito a isto também. 
Dizem alguns que:


quarta-feira, 22 de março de 2017

MISERICÓRDIA E GRAÇA!

MISERICÓRDIA E GRAÇA!

No hebraico usa-se as palavras chesed e racham e no grego eleos. 

Misericórdia: Também expressa pelos sinônimos compaixão, compassividade, piedade, benignidade, clemência e generosidade.
É a bondade de Deus demonstrada para com os que se acham na miséria ou na desgraça, independentemente dos seus méritos:

 (Dt. 5:10; Sl. 57:10; Sl. 86: 5; I Cr.16: 34; II Cr.7: 6; Sl.116: 5; Sl.136; Ed. 3:11; Sl.145: 9; Ez.18:23,32; Ex. 33: 11; Lc.6: 35; Sl.143: 12; Jó 6: 14). 

A paciência difere da misericórdia apenas na consideração formal do objeto, pois a misericórdia considera a criatura como infeliz, a paciência considera a criatura como criminosa; a misericórdia tem pena do ser humano em sua infelicidade, a paciência tolera o pecado que gerou a infelicidade. 

A infelicidade e sofrimento deriva-se de um justo desagrado divino, portanto exercer misericórdia é o ato divino de livrar o pecador do sofrimento pelo qual ele justamente e merecidamente deveria passar, como conseqüência do desagrado divino. 

Graça: É a bondade de Deus exercida em prol da pessoa indigna. 
Portanto graça é o ato divino de conceder ao pecador toda a bondade de Deus a qual ele não merece receber (Ex. 33: 19).

Na misericórdia Deus suspende o sofrimento merecido, na graça Deus concede bênçãos não merecidas.