quarta-feira, 10 de junho de 2015

o que a bíblia diz sobre corragen?

O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE CORAGEM?

 “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. JS 1: 9

“Sede fortes e corajosos.” 

A sociedade em todo momento desafia o homem, seja no contexto profissional, educacional, sentimental ou familiar, e para que esses desafios sejam estabelecidos, é necessário que o indivíduo tenha coragem de enfrentá-los.

PV 23: 7: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é; ele te diz: Come e bebe; mas o seu coração não está contigo.”

A falta de coragem e o desânimo têm levado muitas pessoas a desistirem de seus objetivos de vida e de seus ideais. 
Existem diversos fatores que contribuem para que isso ocorra, como por exemplo, a desmotivação, o desemprego, brigas na família e entre outros. 

“Quando tu mudas, por causa da Palavra de Deus, todas as coisas do teu universo começam a mudar”. Lê Filipenses 2: 5.

A ausência da coragem moral é outro fator que tem camuflado a identidade do ser humano, pessoas que por medo ou por ignorância, fazem escolhas erradas em seus trajetos, como mentir para tirar proveito de alguma circunstância.

No livro de Juízes 6:12 Gideão é encorajado: “O Senhor é contigo, homem valente.” Ele mostrou muita coragem e determinação ao obedecer uma complicada missão estipulada por Deus, que era de destruir o altar de Baal e construir um para o Senhor.

A Bíblia Sagrada enfatiza para aqueles que escolherem seguir os caminhos do Senhor, somente com coragem poderá realizar a Sua obra.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

A NECESSIDADE DE ORDEM NO CULTO

TEXTO BASE I CO 14: 26 - 40

INTRODUÇÃO

26. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação.

27. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete.

28. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.

29. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem.

30. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro.

31. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados.

32. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.

33. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.

34. As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.

35. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja.

36. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós?

37. Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

38. Mas, se alguém ignora isto, que ignore.

39. Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar, e não proibais falar línguas

40. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.

Os elementos do culto são os meios usados pelo adorador para expressar o culto. 

São as "formas e funções por meio das quais a recepção e a ação litúrgica se efetivam e, mediante sua coopera­ção orgânica, suscitam e expressam o evento cultuai" (0. Haendier). *

Os principais elementos de culto são: a Bíblia, a oração, a música, os sacra­mentos e as ofertas.

0 Catecismo de Heideiberg, redigido por Zacarias Ursino e Gaspar Boliviano, publicado em 1563 e usado pelas Igre­jas Reformadas, diz que o cristão deve "freqüentar assiduamente à Igreja, para ouvir e aprender a Palavra de Deus, par­ticipar dos Sacramentos, invocar publi­camente ao Senhor e contribuir para as necessidades".

Reflitamos, portanto, sobre os ele­mentos do culto e a sua utilização hoje.

I. A bíblia sagrada:

A Bíblia é a Palavra de Deus. Ela é o elemento mais importante do culto cris­tão, pois "todo ato cristão de adoração é sustido pela Palavra de Deus. 

“Sem ela o culto esvaziar-se-ia de sua substância e perderia o traço que o separa de um cul­to não cristão" (J.V. Allmen). 

As verda­des bíblicas devem modelar o ato de culto, bem como as idéias e o compor­tamento do adorador (1 Sm 15. 22-23; Mt 15. 9).

A Bíblia aparece no culto sob diver­sas formas. As principais são a leitura (individual, conjunta e alternada), a pre­gação, 

0 canto (congregacional, coral, conjuntos e solos) e as saudações e bên­çãos pastorais (1 Tm 4.13; 1 Ts 5. 27; Ap 1. 3; 1 Co 11. 23-29; Lc 4.16 - 30; 2 Co 13. 13).

II. A oração

Orar é cumprir uma ordem do Se­nhor (Lc 18. 1 e 1 Ts 5.17). 

A oração é indispensável ao cristão, que deve praticá-la individualmente e coletivamen­te (Mt 6.5-8 e At 12. 12). 

A oração é "o privilégio supremo dos cristãos, conce­dido por Deus ao elevá-los à categoria de filhos. 

A oração só é possível dentro da família de Deus: é o exercer os direi­tos de filhos no contexto dessa família (Rm 8.15 e Gl 4. 6). 

Os filhos são herdei­ros, participantes responsáveis, por con­seguinte, de toda a economia da famí­lia. Na família do Pai os filhos têm o di­reito de tomar a palavra. 

A oração é, portanto, a autorização que Deus dá a que os filhos digam o que têm a dizer com referência aos assuntos que a eles dizem respeito" (citado por V. Allmen).

A Bíblia nos ensina que a oração faz parte do culto particular e público. 

As ora­ções nas reuniões da Igreja, devem ser uma constante hoje, como foi no passa­do (At 1. 14; 4. 24; 12. 5; 21.5; Lc 1.10; Mt 18. 19). 

As mesmas devem ser dirigidas a Deus (Mt 4.10), por meio e em nome de Jesus Cristo (Ef 2.18; Hb 10.19), acompanhadas de humildade e ação de graças (Gn 18. 27; Fp 4. 6; Cl 4. 2). 

Podem ser feitas em silêncio e audivelmente, nas posturas diversas (Mc 11. 25; At 20. 36; Mt 26. 39).

III. A música

A música também se destaca como um elemento indispensável ao culto. 
A Igreja sempre usou hinos e cânticos na expressão do seu culto (Rm 15. 9; 1 Co 14. 15; Ef 5. 19; Cl 3.16; Tg 5.13; Ap 5. 9; 14.3; Mt 26. 30).

O professor Bill Ichter, autoridade em música, descreve algumas característi­cas da música que devem ser usada na Igreja:

1. Quanto à Expressão. Deve expressar uma verdade bíblica.

2. Quanto à Doutrina. Deve expressar doutrinas corretas.

3. Quanto à Devoção. Deve ser caracteristicamente devocional.

4. Quanto à Forma. Deve possuir boa forma literária.

5. Quanto ao Estilo. Deve ter um bom estilo musical.

6. Quanto à Ocasião. Deve ser apropriada à ocasião em que estiver sendo usada.

7. Quanto ao Uso. Deve ser adaptada ao uso da con­gregação.

8. Quanto ao Alcance. Deve ser apropriada e ao alcance da capacidade dos cantores.

O apóstolo Paulo nos revela que mú­sica na Igreja deve ser "salmos, hinos e cânticos espirituais", entoados para o louvor a Deus e a edificação mútua dos irmãos (Cl 3.16).

Cuidado, não é qualquer música que deve ser utilizada pela Igreja, principal­mente no ato de culto.

IV. Os sacramentos

"Os sacramentos são santos sinais e selos do pacto da Graça, imediatamente instituídos por Deus, 

para representar Cristo e os seus benefícios e confirmar o nosso interesse nele, bem como para fa­zer uma diferença visível entre os que pertencem à Igreja e o resto do mundo, e solenemente obrigá-los ao serviço de Deus em Cristo, segundo a sua palavra" (C. Fé, cap. XXVII, 

1. Esta definição nos mostra que o sacramento é "um sinal externo de uma graça interna".

Há somente dois sacramentos insti­tuídos por Jesus: o batismo e a Santa Ceia (Mt 28. 19 e 26. 26-30). 

Ambos de­vem ser celebrados publicamente admi­nistrados somente pelos pastores orde­nados (Hb 5. 4).

V. Ofertório

O ato de ofertar ou dizimar faz parte do culto. O ofertar sempre foi um elemento inte­grante da adoração a Deus e uma ex­pressão de fidelidade (Dt 12. 4-7; Ml 3.10; Mc 12. 41- 44; 2 Cr 8.12 - 18; Hb 13. 16).

“Ninguém se iluda: o reino de Deus não se edifica com dinheiro, mas com pessoas”. 

Após o novo nascimento, con­tudo, não devemos deixar de dar o dízimo, pois esta é uma questão de obediência, consciência e compromisso com a obra de Deus. 2 Co 9. 5,10 

Em suma, ofertar é cultuar e cultuar é ofertar.

CONCLUSÃO:

Algumas comunidades estão acres­centando, inovando, introduzindo coisas como expressão corporal, palmas, unções, exorcismo no culto, justificando- as como bíblicas. 

Tais práticas perten­ceram a um culto primitivo, onde a vista e a emoção eram prioridades, como ocor­re nos cultos pagãos. 

O culto neotestamentária lança por terra tudo isto, exi­gindo do adorador coração reto e contrito (SI 51.16,17; Os 6. 6) e amor integral (Mc 12. 30; Jo 4.19 - 24).

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado


quinta-feira, 4 de junho de 2015

DEUS TEM PRESSA E O DIABO TAMBÉM...!!!!

TEXTO BASÍCO Êxodo 12:1-14

INTRODUÇÃO

12. E eu passarei pela terra do Egito esta noite, e ferirei todo o primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e em todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

13. E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

14. E este dia vos será por memória, e celebrá-lo-eis por festa ao SENHOR; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo.

Assim como na saída do povo hebreu do Egito onde Deus requereu pressa, devemos nós estarmos alertas, e preparados para, a qualquer momento sermos arrebatados aos céus com Jesus.

Mediante a pressa de Deus e a dedicação da Igreja à santidade e a propagação generalizada do evangelho nas nações do mundo, o diabo também se apresenta apressado, e como ele vê a batalha perdida, às vezes acaba atropelando àqueles que não se encontram vigiando em santidade.

1. Somos os pregadores da última hora - 1 João 2: 18 Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos; por onde conhecemos que é já a última hora.

2. Deus tem pressa: Ex 12: 10-13 - E nada dele deixareis até pela manhã; mas o que dele ficar até pela manhã, queimareis no fogo.

Assim, pois, o comereis: os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a Páscoa do SENHOR.

E eu passarei pela terra do Egito esta noite e ferirei todo primogênito na terra do Egito, desde os homens até aos animais; e sobre todos os deuses do Egito farei juízos. Eu sou o SENHOR.

E aquele sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes; vendo eu sangue, passarei por cima de vós, e não haverá entre vós praga de mortandade, quando eu ferir a terra do Egito.

3. Apocalipse 3: 11: Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.

4. Lucas 12: 20 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?

5. Jesus tem pressa: João 9: 4 Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar.

6. O Espírito e a Igreja têm pressa: Apocalipse 22: 17 E o Espírito e a esposa dizem: Vem! E quem ouve diga: Vem! E quem tem sede venha; e quem quiser tome de graça da água da vida.

7. O diabo tem pressa: Tentou a Deus no Céu – Tentou Adão e Eva no Éden – Tentou Davi – Tentou Jó – Tentou Jesus – Tentou Josué. Ele tem pressa!

8. E é perigoso: 1 Pedro 5: 8 Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar.

9. O mundanismo tem pressa: Estamos vivendo nos dias da inversão dos valores – o que era certo agora é errado – o que era errado agora é certo – casamento – virgindade – fornicação na Igreja – moça grávida se casando de véu e grinalda - O homossexualismo desenfreado - O púlpito agora é palco de show – o Pastor está sendo tratado como uma pessoa qualquer – tudo isto, não generalizando, pelas raríssimas exceções.

Há uma banalização sem precedentes, motivo pelo qual a Igreja do Senhor deve manter sua posição, e pregar.

10. 2 Timóteo 4: 2 que pregues a palavra, Instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.

CONCLUSÃO:

11. Jeremias 8: 20 Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos.

12. Eclesiastes 12: 1 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento.

13. Hebreus 12: 1 Portanto, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.

14. Sofonias 1: 14 O grande dia do SENHOR está perto, está perto, e se apressa muito a voz do dia do SENHOR; amargamente clamará ali o homem poderoso.

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

terça-feira, 2 de junho de 2015

A história do Movimento Pentecostal

A HISTÓRIA DO MOVIMENTO PENTECOSTAL

No Dia de Pentecostes (33 d.C.), quando o Espírito Santo veio sobre os discípulos, dez dias após Jesus ter subido aos céus, eles começaram a demonstrar manifestações miraculosas, incluindo línguas estranhas, discernimento de espíritos, profecias e dons de curar. 

O evento se repetiu em Samaria, Damasco, Cesaréia e Éfeso (At 2.1-13; 8.14-17; 9.17,18; 10.44-46; 19.1-7). 
Imediatamente depois do Dia de Pentecostes, os discípulos começaram a espalhar o evangelho por todo o mundo conhecido. Portanto, o Pentecostes foi o prelúdio, o início de outros Pentecostes que a história registra.

Por volta de 96 d. C., Clemente, bispo de Roma, e Inácio, bispo de Antioquia, documentaram a continuidade da operação dos dons proféticos. 

No segundo século temos os registros e testemunhos de Justino, o Mártir (100-165); Ireneu de Lyon (França) (115 - 202); Hipólito de Roma (160 - 235); montanismo na Frígia (150); Teófilo de Antioquia (181) e Tertuliano (160-220).