terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

QUEBRANDO FORTALEZAS ATRAVÉS DO JEJUM.!!!!!*

TEXTO BASÍCO MATEUS 6:16-18

INTRODUÇÃO

16. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

18. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Para muitas pessoas o jejum é uma nova “experiência” na vida cristã, de fato essa prática é bastante bíblica e antiga. 

Vivemos num mundo que tem obsessão. 

1° É quase impossível você passar por uma rua onde não tenha um restaurante, pizzaria ou fast-food.

2ª Florianopolis é conhecido por possuir os melhores restaurantes (pessoas dizem que são viciados em comida)

3ª A coisa é tão séria que o governo está em alerta devido ao crescente número de pessoas que não conseguem controlar seus hábitos alimentares.

4ª É natural comer! Por isso a questão do jejum, às vezes, parece algo tão antinatural ou estranho.

I - O QUE É JEJUN? 

MATEUS 6:2 -Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

O que é jejum? É a abstenção de alimentos para fins espirituais!

Jejuar precisa ter como finalidade, SEMPRE, a questão espiritual nunca a atenção pública.

O Sermão do Monte é conhecido com as “Bem Aventuranças”.

Nós focamos tanto nas bem-aventuranças que perdemos, inadvertidamente, o que Jesus disse sobre certas coisas que deveríamos fazer em segredo, ou seja, longe dos olhos dos outros.

Jesus alertou a multidão sobre coisas que fazemos em público com a intenção de parecer mais espiritual.

Jesus falou sobre 3 coisas que precisamos prestar atenção:

1 – Evitar a notoriedade (Mt. 6: 2) 

2 – Orar sozinho, não buscar público para nos ouvir (Mt. 6: 5) 

3 – Jejuar privadamente (Mt. 6: 16) 

Não existe nada de errado em fazer essas coisas em público, nada! Mas quando Jesus adverte o povo é por causa da tendência humana de ser admirado ao invés de trazer glória a Deus.

Portanto, para manter nossos corações puros, Jesus ensinou que o melhor seria fazer essas cosias privadamente.

Existem várias indicações de jejum na Bíblia:

II – O JEJUM NORMAL.

MATEUS 6:

16. E, quando jejuardes, não vos mostreis contristados como os hipócritas; porque desfiguram os seus rostos, para que aos homens pareça que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o seu galardão.

17. Tu, porém, quando jejuares, unge a tua cabeça, e lava o teu rosto,

18. Para não pareceres aos homens que jejuas, mas a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.

Refere-se ao jejum onde a pessoa se abstém de comida somente, não de água.
 
“1 Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto, 2 onde, durante quarenta dias, foi tentado pelo Diabo. 

Não comeu nada durante esses dias e, ao fim deles, teve fome.” (Lc. 4:1-2).

O texto fala de Jesus sentindo fome, mas não fala nada sobre sede. 

O fato do ser humano não suportar mais do que 3 dias sem água, nos leva a crer que Jesus tomou água durante os quarenta dias de jejum.

O mais comum dos jejuns praticado pelos cristãos, é abster-se de alimentos, mas não de líquidos.

III – O JEJUM PARCIAL. 

Se refere a uma dieta limitada mas não uma total abstinência de comida ou água. 

Este tipo de jejum é apresentado em Daniel 1: 12 onde vemos que Daniel e seus amigos comeram somente “vegetais e beberam água”.

“Peço-lhe que faça uma experiência com os seus servos durante dez dias: 

Não nos dê nada além de vegetais para comer e água para beber. 

IV - O JEJUM ABSOLUTO!!

ESDRAS 10:6

"E Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, e nem bebeu água; porque lamentava pela transgressão dos do cativeiro."

Refere-se ao jejum completo, nada de comida nem água. Existem muitas referências na Bíblia sobre esse tipo de jejum.

“Então Esdras retirou-se de diante do templo de Deus e foi para o quarto de Joanã, filho de Eliasibe. Enquanto esteve ali, não comeu nem bebeu nada, lamentando a infidelidade dos exilados”. (Esdras 10:6 NVI) 

Este jejum também foi usado quando Ester pede aos judeus que jejum em seu favor:

“Vá reunir todos os judeus que estão em Susã, e jejuem em meu favor. Não comam nem bebam durante três dias e três noites. Eu e minhas criadas jejuaremos como vocês. Depois disso irei ao rei, ainda que seja contra a lei. 

Se eu tiver que morrer, morrerei”. (Ester 4:16 NVI) 

V – O JEJUM PRIVATIVO.

Este Jejum é apresentado em Mateus 6:6-18.

Jesus ensina a jejuar de forma que não seja notado pelos outros.

Jejuar por atenção pública ou para conseguir poder político não é razão para jejuar. 

VI – O JEJUM CONGREGACIONAL (envolve toda a Igreja).

ESDRAS 10:6

"E Esdras se levantou de diante da casa de Deus, e entrou na câmara de Joanã, filho de Eliasibe; e, chegando lá, não comeu pão, e nem bebeu água; porque lamentava pela transgressão dos do cativeiro."

Quando o profeta Joel convoca um jejum é um exemplo disso:

“Toquem a trombeta em Sião, decretem jejum santo, convoquem uma assembléia sagrada. Reúnam o povo, consagrem a assembléia; ajuntem os anciãos, reúnam as crianças, mesmo as que mamam no peito. Até os recém-casados devem deixar os seus aposentos”. (Joel 2: 15-16). 

A Igreja em Antioquia também utilizava essa ferramenta:

Enquanto adoravam o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: “Separem-me Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado”. (Atos 13:2 NVI) 

VII – O JEJUM NACIONAL

Havia, também, o jejum onde o país inteiro estava envolvido. Vemos um exemplo disso quando o rei Josafá, em resposta a uma invasão inimiga, convoca a nação a um jejum:

“Alarmado, Josafá decidiu consultar o SENHOR e proclamou um jejum em todo o reino de Judá”. (2 Cr. 20: 3) 

Outras referências sobre jejuns nacionais podem ser encontradas em Neemias 9:1; Ester 4:16

Conclusão:

JONAS 3:5-8
5. E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.

6. Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.

7. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;

8. Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.

EXEMPLOS DE JEJUM

Depois de ver uma seqüência de exemplos sobre o jejum, se torna necessário ver o que o jejum NÃO É!

1 – NÃO PODEMOS MUDAR A VONTADE DO SENHOR ATRAVÉS DE JEJUM.

Algumas pessoas realmente acreditam que o fato de jejuarem vai fazer Deus concordar com suas idéias. 

Jejum não é uma ferramenta com a qual podemos manipular a vontade de Deus.

2 – JEJUAR NÃO NOS FARÁ SER MAIS ACEITOS POR DEUS.

Jejuar não mais uma coisa na lista do “o que se deve fazer para agradar a Deus”, para ser aceito por Ele.

3 – JEJUAR NÃO É UMA DIETA PARA PERDER PESO

Talvez essa seja uma das maneiras que o mundo enxerga o jejum. O mundo se tornou obsessivo pela forma exterior levando muitos a acreditarem, realmente, de que o jejum seja uma forma de dieta para emagrecer.

Conclusão:

O jejum faz parte do evangelho de Jesus Cristo desde a época do Velho Testamento (ver, por exemplo, Daniel 9:3; Joel 2:12). O jejum fortalece as pessoas espiritualmente e aumenta a eficácia de suas orações (ver Isaías 58:6–11).
 
Tags:Revelação,Luz,Vida,Salvação,Jardim,Éden,Arca,Aliança,Monte,Sinai,Mar,estudos,leitura,Vermelho,Tabernáculo,Fé,Esperança,Amor,Justiça,Santidade,Bíblia,Foco,Bibliateca,Deus,Jesus,Espirito,Santo,Perdão,Parábola,Filho pródigo,Libertação.!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.