terça-feira, 17 de outubro de 2023

O QUE SIGNIFICA HEBREUS, ISRAELITAS E JUDEUS NA BÍBLIA*?

TEXTO BASÍCO Êxodo 1: 11;Gênesis 14: 13; 2 Reis 16: 6

INTRODUÇÃO

11. E puseram sobre eles maiorais de tributos, para os afligirem com suas cargas. Porque edificaram a Faraó cidades-armazéns, Pitom e Ramessés.

13. Então veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu; ele habitava junto dos carvalhais de Manre, o amorreu, irmão de Escol, e irmão de Aner; eles eram confederados de Abrão.

6. Naquele mesmo tempo Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria, e lançou fora de Elate os judeus; e os sírios vieram a Elate, e habitaram ali até ao dia de hoje.


Você quer ter acesso a um Manual completo de estudos bíblicos, com mais de 300 perguntas complicadas da Bíblia respondidas?

Durante mais de 5 anos aceitei esse desafio e produzi um material para quem ama estudar a Bíblia com profundidade e tem dificuldades com isso!

Gostaria muito que você conhecesse esse material, ele pode ser a estrada que vai te levar a entender mais da Bíblia ainda hoje!

Por isso, peço alguns segundos da sua atenção, para que conheça os detalhes desse material inscrível que acabamos de disponibilizar para você!

Você Pergunta: Eu me confundo um pouco quanto aos vários povos mencionados na Bíblia. 

Por exemplo, quando se menciona Hebreus, Israelitas, Judeus, Saduceus, etc. 

Esses são povos diferentes? Ou são o mesmo povo? Poderia me explicar isso com detalhes para eu entender?

Nesse estudo vou te ajudar a entender sobre os hebreus, israelitas e judeus de uma forma correta.

O que significa hebreus, israelitas e judeus na Bíblia?

O que significa hebreus, israelitas e judeus?

Na verdade os três termos correspondem ao mesmo povo. 

Hebreus, israelitas e judeus são nomes dados ao povo que na Bíblia é descrito como povo “escolhido de Deus” ou mesmo em algumas passagens como “povo de Deus”. 

Alguns homens que conhecemos bastante fizeram parte desse povo: Abraão, Moisés, Davi e até Jesus Cristo. 

Bom, vamos então explicar com um pouco mais de detalhes cada uma dessas três expressões:

Hebreus:

É uma designação que foi aplicada inicialmente a Abraão e seus descendentes. 

Abraão foi quem deu início a esse povo. 

A primeira pessoa a ser chamada de hebreu na Bíblia foi o próprio Abraão. “Porém veio um, que escapara, e o contou a Abrão, o hebreu…” (Gênesis 14. 13). 

Até o momento em que Deus mudou o nome de Jacó, filho de Isaque, esse povo (ainda pequeno) era chamado de povo hebreu.

Israelitas:

Após o encontro de Jacó, filho de Isaque, com Deus, Este lhe mudou o nome para Israel, e a partir daí esse povo também começou a ser chamado de israelitas. 

Isso se deu com os descendentes dos 12 filhos de Israel (Jacó), que geraram as famosas 12 tribos de Israel. 

Até aqui existem dois nomes para o mesmo povo (hebreus e israelitas). 

A primeira vez que foram chamados de Israelitas na Bíblia está em Êxodo 1:11: “E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés”

Judeus: 

Muito tempo se passou e depois que o povo (hebreus / israelitas) voltou do cativeiro (lá na ápoca dos reis de Israel), a maioria dos que voltaram era da tribo de Judá, e ficou corrente chamar esse povo de judeus. 

O termo “judeus” também é usado para designar os seguidores do judaísmo hoje em dia. 

O primeiro texto bíblico que menciona os judeus é 2 Reis 16:6: “Naquele tempo, Rezim, rei da Síria, restituiu Elate à Síria e lançou fora dela os judeus; os siros vieram a Elate e ficaram habitando ali até ao dia de hoje”.

Hoje, os descendentes que ainda restam desse povo são comumente chamados de judeus. 

Conclusão:

Os nomes hebreus e israelitas são bem pouco usados em nosso tempo.

Tags: Andam, Bíblico, Caminho, Cristo, Cruz, Deus, Escrituras, Evangelho, Glória, Jesus, Palavra, Pastor, Porta, Poucos, Salvação, Salvador, Satanás, Verdade, Vida!!!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.