terça-feira, 19 de setembro de 2023

ABIGAIL,MULHER SÁBIA E SENSATA*!!!

TEXTO BASE I SM 25: 2-3

INTRODUÇÃO

"E havia um homem em Maom, que tinha as suas possessões no Carmelo; e era este homem muito poderoso, e tinha três mil ovelhas e mil cabras; e estava tosquiando as suas ovelhas no Carmelo.

E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.1 Samuel 25:2,3"


HISTÓRIA 

Mulher sábia e sensata, casada com um homem grosseiro, tratante e dominador, apesar de muitas mulheres serem infelizes no seu casamento por escolha própria, em raras ocasiões são arranjados, Abigail, provavelmente, tinha entrado nessa união com um homem tão difícil sem poder opinar, a maioria dos casamentos de sua época era arranjado pelos pais.

Abigail e Nabal não formavam um bom par. Nabal dificilmente poderia ter escolhido uma esposa melhor, já Abigail dificilmente poderia ter casado com um homem pior. 

A verdade que ele tinha dinheiro, por isso se achava muito importante.

Essa mulher de fé humilde agiu sabiamente ao dar comida para Davi e seus homens, a fim de salvar a vida daqueles que pertenciam à sua casa.

Nos ( vs: 14,17) como esposa íntegra, a primeira responsabilidade de Abigail era para com Deus, depois para com o marido. 

Assim ela agiu com rapidez de modo a preparar provisões generosas par a Davi e seus homens, na esperança de interceptá-los enquanto estivessem a caminho. 

Veja nos vs 26,28,30,31 ela lembrou a Davi de que ele era ungido do Senhor, lutando as batalhas do Senhor e, assim, encontrava-se debaixo da proteção de Deus, com humildade e calorosa hospitalidade, sua voz o chamou de volta a razão, e seus modos o deixaram desconcertado.

Ela poderia ter se portado como esposa ressentida, procurando maneiras de colocar a culpa em seu marido, mas seu discurso foi astutamente persuasivo e honesto.

Mostrou deferência com seu marido ao afirmar que tinha sido por causa de um lapso de sua parte que os homens de Davi tinham conversado com Nabal, e não com ela, talvez sugerindo que ela havia estado disponível para oferecer hospitalidade vs 25 suas palavras não foram de traição mas, sim de uma confissão cheia de tato, que desarmou a raiva de Davi.

Você , irmã, é submissa a seu marido como nos manda a Bíblia em Efésios 5:22?

Quando a Palavra de Deus me diz que devo ser submissa a meu marido, eu devo ser submissa independente dele ser crente ou não, dele ser bom para mim ou não, dele ser um beberrão ou não. 

No mandamento bíblico não existe a conjunção subordinada condicional SE.

Lemos claramente o mandamento do Senhor sem nenhuma condição. Claro que você não vai fazer nada pecaminoso, nisso Deus vem a seu favor.

Eleve o seu coração e a sua alma ao Senhor e peça sabedoria e discernimento no seu casamento. 

Ore por seu marido para que ele seja uma bênção nas mãos do Senhor. 

Esqueça de contar ao Senhor as mágoas que você tem dele e se volte apenas para Deus.

Parece algo impossível, mas Abigail conseguiu, em um caso que envolveu risco de morte de várias pessoas. 

Ela não teve medo de falar, de resolver e ser sincera. Foi pacífica e um canal de Deus para evitar mais desentendimentos.

ÉPOCA

tempo em que as mulheres não podiam tomar decisões, onde maridos não ouvia suas esposas, era submissão total, onde as mulheres não podiam expressar seus sentimentos e opiniões.

SITUAÇÃO

Pela arrogância e maldade de seu marido, todos poderiam ter sido mortos, inclusive ela.

SOFRIMENTO

estar casada com um homem, beberrão, voluntarioso, mandão, pense bem, como ir para a cama com um homem grosso insensível, a insatisfação, frustração de estar casada com um homem assim, e ainda por cima naquela época não podia se separar. Hoje com menos que isso se separam.

SUA ALEGRIA

quando conseguiu salvar todas aquelas pessoas inocentes e seus filhos.  houve recompensa por ser fiel a Deus, além de Deus ter feito justiça ela se casou com Davi o futuro Rei de Israel, foi amada e respeitada. 

Um coração que confia em Deus, suporta todas as coisas, por saber que um dia Deus virá em seu socorro.

LIÇÃO

Compaixão e bondade devem fazer parte de nós, assim como em Abigail. 

Somente com essas características seremos capazes de entender e, acima de tudo, amar pessoas tão difíceis como Nabal.

Deus quer que você seja uma pacificadora, ou seja, alguém que atua restaurando e fortalecendo relacionamentos. 
Antes, porém, de agir numa situação conflituosa, ore a Deus, pedindo a sabedoria do alto, que é pacífica (Tg 3:1 ). 

Peça-lhe autocontrole para neutralizar a gritaria, com palavras suaves; para responder às ameaças, com tranquilidade; para falar claramente, sem usar de sarcasmo; para não utilizar intrigas; para não ser uma permanente alimentadora de fofocas e não fomentar contendas; para ser uma melhor ouvinte e uma melhor observadora. Seja uma pacificadora ativa; construa pontes de aproximação.” 

Valorize os relacionamentos e esforce-se, ao máximo, para mantê-los em paz (Rm 12:18; Ef 4:3). 

muitas pessoas que tem esse tipo de comportamento mau, se formos pesquisar suas historias, veremos, traumas, rancores, dores profundas, que elas somente senti um certo alívio quando ataque o outro ou faz também as mesmas coisas que fizeram com eles. 

Abigail deve ter entendido isso no marido e ao invés de ataca-lo ela contornava, quando fazemos isso o próprio Deus agi.

VAMOS ORAR

“Senhor, recebe em Teu altar o meu casamento. 

Que eu e meu esposo possamos ter uma vida conjugal firmada em Ti. Abençoa Pai, o meu marido.

Dirige cada passo dele a fim de que ele possa andar por caminhos que Te agradam.

Orienta o seu dia- a- dia. Abençoa o seu relacionamento com nossos filhos, pois, muitas vezes, não é fácil. Abençoa o seu relacionamento comigo para que juntos possamos mostrar ao mundo que temos um Deus que amamos e que nos ama apesar dos nossos defeitos.

Abençoa, Senhor, principalmente o seu relacionamento contigo. 

Que ele possa Te colocar em primeiro lugar em sua vida, não permitindo que nada nem ninguém interfira no plano perfeito que tens para a vida dele.

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Cristão por convicção...

Pregador por vocação...

Feliz por escolha...

Prospero por herança...!

A Palavra do crente ainda vale muito?

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, Pr João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.