sexta-feira, 12 de maio de 2023

JEOSEBA- salvou seu sobrinho da morte*

TEXTO BASÍCO II RS 11: 2

INTRODUÇÃO

Mas Jeoseba, filha do rei Jorão, irmã de Acazias, tomou a Joás, filho de Acazias, furtando-o dentre os filhos do rei, aos quais matavam, e o pôs, a ele e à sua ama na recâmara, e o escondeu de Atalia, e assim não o mataram.2 Reis 11:2

HISTORIA

2ª Reis 11:2"Mas Jeoseba... tomou a Joás... furtando-o dentre os filhos do rei..." Jeoseba - Filha de Jorão ou Jeorão, irmã ou meia-irmã de Acazias. Salvou a vida de Joás 

(2 Re 11:2) quando Atalia procurou eliminar toda a descendência real. Seu casamento com Joiada (2 Re 22:11) é o único exemplo registrado de uma união entre uma princesa da casa real com um sumo-sacerdote.Salvou a vida de Joás que foi ascendente de Jesus. 

A Bíblia nos diz que ela percebendo que todos os filhos do seu irmão Acazias estavam sendo mortos por Atalia, mulher má e egoísta, decidiu esconder no templo, o filho mais novo dele.

Mulher de coração sensível ao Senhor. Deus a usou porque a conhecia e sabia que ela era bastante corajosa para tomar esta atitude, quando se conhece a Deus temos confiança em agir, o modo como Deus queria que ela agisse... escondendo Joás por seis anos, antes que Atalia o assassinasse como fez com os outros netos.

ÉPOCA

Atalia era filha de Acabe com Jezabel que se dedicou a promover o culto a Baal em Judá  8:18; 11:18 Atalia, após a morte do seu marido, planejou assassinar cada príncipe da família real para poder ficar com o trono. 
Jeoseba era cunhada de Atalia, irmã de Acazias, - o recém falecido rei, único sobrevivente quando seus irmãos foram assassinados anos antes Quando Atália, estava matando seus netos para poder governar, o seu objetivo, era ser rainha de Judá, matando os verdadeiros herdeiros do trono. 

Ela conseguiu reinar por 6 anos dividindo o povo e fazendo com eles abandonasse o Deus de seus pais.

SITUAÇÃO

No sétimo ano, o seu marido, o sumo-sacerdote reuniu todos os levitas e os chefes das famílias israelitas e disse: “Reinará o filho do rei conforme o Senhor prometeu acerca dos descendentes de Davi” (2 Cr 23:3b). 
Trouxeram o filho do rei para fora, colocaram a coroa, entregaram-lhe o Livro da Lei e o ungiram rei. E todo o povo gritou: Viva o rei.

Quando Atalia ouviu, correu para o Templo, vendo o rei, rasgou as suas vestes e gritou: Traição. Tiraram a rainha para fora do templo e a mataram. 

O rei de direito subiu ao trono, então fizeram aliança com Deus (2 Cr 23:16); derrubaram os altares de Baal (23:17); restabeleceram o culto ao Senhor (23:18) e restauraram o Templo (24:4).

Graças à coragem de Jeoseba, Joás tornou-se rei de Judá e reinou por quarenta anos. 

Ele foi um rei bom que andou nos caminhos do Senhor.

SOFRIMENTO

vendo Atália educando seu meio irmão igual a ela, A Bíblia relata que, além de mãe, Atalia era conselheira de Acazias: “... Ele também andou nos caminhos da casa de Acabe; porque sua mãe era quem o aconselhava a proceder iniquamente” (2 Cr 22.3). e depois vendo  a morte de seus amados sobrinhos ,não  pode mais suportar tanta tristeza, ela tomou uma atitude.

ALEGRIA

Alegria, por ter conseguido salvar o filho mais novo do seu irmão, escondendo-o até que ele pudesse assumir o reinado por direito. 

Ela pensou primeiro no interesse da nação. Correu risco de vida ao defender a promessa de Deus. 

De ter se casado com um sumo-sacerdote, O que a princesa fez por Joás era reflexo de um ambiente familiar sadio. Não podemos mudar o mundo, mas se tirarmos uma pessoa da destruição, do vício das trevas, falarmos de Jesus, já valeu a pena.

LIÇÃO

Ninguém consegue vencer Deus. Ninguém pode mudar os planos de Deus. Mesmo nós, Seus filhos, jamais poderemos mudar os intentos do Senhor. 

Podemos orar e pedir a Ele e Ele como é um Deus onisciente nos dará o melhor. 

Jeoseba sendo corajosa, enfrentando mesmo a morte, a fim de que possa estar no centro do perfeito plano de Deus.

mesmo quando o mal prevalece, ainda somos chamados para fazer o bem onde for possível. Talvez não possamos mudar todas as coisas, mas se pudermos apenas tomar uma ação positiva, devemos fazê-lo. 

Não sabemos quão grande efeito um único ato terá.

Que Deus nos ajude a fazer escolhas certas com as oportunidades que estão diante de nós.

igual ao de Jeoseba, você está protegendo alguém com suas orações e suplicas diante do Senhor, e através de você Deus tem guardado esta pessoa, este lar, este casamento, ou o que seja. Continue firme sem desanimar. 

Não importa quanto tempo leve para Deus ministrar a libertação e conceder a vitória, leve a Ele esta pessoa em tua oração, não desista. 

Deus vai guardar, vai livrar, vai por um basta e você vai ver essa pessoa vencer e tomar posse de suas bênçãos por direito.

VAMOS ORAR

Pai em Nome de Jesus, me usa com ousadia, determinação, coragem, para que eu possa fazer a coisa certa na hora certa, usa minha vida para que eu possa ajudar pessoas a alcançar seu chamado nesta terra, não me deixa passar essa geração sem fazer a diferença na vida de uma pessoa. Amém!!

Mulheres Belas aos Olhos de Deus!!

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.