segunda-feira, 3 de abril de 2023

CARTA À IGREJA EM TIATIRA - APOCALIPSE 2*

TEXTO BASÍCO AP 2:18-29
  
INTRODUÇÃO 

18. E ao anjo da igreja de Tiatira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:

19. Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.

20. Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa, ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.

21. E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.

22. Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.

O nome Tiatira é traduzido por “oferta de incenso” e também por “cheiro desagradável.” 

O comportamento de muitos cheirava mal às narinas do Filho de Deus. 

Era uma cidade que pertencia à província romana na região fronteiriça com a Mísia. 

Era a menor e a menos importante das sete cidades asiáticas. Foi originalmente conhecida pelos nomes: 

Pelópia e depois Eulópia. O nome Tiatira foi dado por Seleuco Nicator da Síria como guarnição fronteiriça no século ΙV a.C. 

Era muito rica e ficava plantada no vale do rio Lico na estrada que ligava Pérgamo a Sardes. 

De Tiatira a Sardes 56 km. 

A estrada de Tiatira a Pérgamo é considerada uma das mais lindas do mundo. 

Os tecidos de púrpura que eram manufaturados em Tiatira eram exportados para várias partes do mundo romano. 

Desenvolveu-se e tornou-se o centro comercial e industrial importantíssimo no fabrico de roupas, cerâmicas e 
objetos de bronze. 

Lídia identificada como “vendedora de púrpura” que foi evangelizada por Paulo em Filípos, era natural de Tiatira At 16.14,15. 

A mercadoria tiatirense de lã tingida era vendida só para pessoas especiais Dn 5.16; Lc 16.19. 

Fora dos muros de Tiatira havia um templo dedicado a Sambata, uma sibila. 

Ártemis ou Diana foi adorada também em grande escala. 

Apolo foi a principal divindade dessa cidade. 

De acordo com a mitologia grega Apolo foi filho de Júpiter e de Latona, irmão gêmeo de Diana. 

Apolo ou Febo nasceu na ilha flutuante de Delos. 

Desde a adolescência, tomou a sua aljava e as armas terríveis e se vingou da serpente Píton que tão  obstinadamente perseguia a sua mãe. 

Apolo amou a Ninfa Coronis que o tornou pai de Esculápio. 

O nome moderno de Tiatira é Akhinsor que quer dizer “a cidade branca,” devido às inúmeras pedreiras de mármore que brilham nas montanhas vizinhas. 

18. “E ao anjo da igreja de Tiatira escreve.” 

A igreja tinha perdido o bom cheiro de Cristo 2 Co 2.15, porque havia mergulhado no mar do paganismo. 

Esta carta representa na história da igreja a idade das trevas, que de muitas maneiras se tornou intimamente paganizada. 

Encontramos nesta carta apenas um versículo para elogiá-la e cinco para adverti-la da corrupção. 

É a carta mais extensa e a mais severa das sete. “Isto diz o Filho de Deus.” 

Ele se declara à igreja de Tiatira de forma estarrecedora como não se apresenta a nenhuma das outras. 

Este título é a única vez que aparece no Apocalipse. 

Enquanto a mitologia afirmava que Apolo era filho de Zeus o deus supremo, Jesus se apresenta como o Filho de Deus para apagar essa idéia pagã. 

Ele se mostra de forma bizarra como Filho de Deus e Juiz presente.“que tem os olhos como chama de fogo.” 

É feita uma citação neste versículo que contrasta aadoração a Apolo, o deus sol. 

Nada neste mundo pode furtar diante daqueles olhos que percorrem toda a terra 2 Cr 16.9.“e os pés semelhantes ao latão reluzente.”

Tiatira era famosa por seus trabalhos de bronze chalkolibanos, o conhecido bronze polido. 

Seus pés firmesreluzentes como o bronze estavam prontos para esmagar no juízo os que não se arrependessem. 

19. “Eu conheço as tuas obras.” 

Antes do Filho de Deus atacá-la com: “Eu tenho contra ti”, a igreja parecia ser um modelo. 

O que Jesus quer ver em cada servo Seu, é obras. 

Ele quer contemplar o manifestar em cada criatura o fruto do Espírito. 

As obras aqui referidas são: a tua caridade, o teu serviço, a tua fé e a tua paciência. 

Estas características uma vez ausentes da vida do crente, ela será mutilada. 

A matemática espiritual do progresso efetivo da igreja de Tiatira era baseada na multiplicação e não na 
subtração das boas obras. “as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.”
 
Esta eclésia estava em plena progressão nas virtudes que enobrecem o caráter do cristão. 

Muitos no decorrer da trajetória da vida vão empalidecendo nas atividades da igreja, e até mesmo esfriando na fé. 

É importante reavaliarmos a nossa conduta de vida e descobrirmos se estamos melhores e crescendo mais do que antes. 

20. “Mas tenho contra ti o tolelares que Jezabel, mulher que se diz profetisa.” 

Esta Jezabel dizia ser profetisa com revelações especiais que a qualificavam como mestra e autoridade. 

Jezabel com sua proeminência falsária profecia levava muitos de Tiatira às festas pagãs e a promiscuidade sexual. 

O problema em Éfeso era a perda do primeiro amor, enquanto que em Tiatira era a tolerância do paganismo jezabelístico. 

As heresias infernais tinham-se aninhado no seio da igreja. 

A cidade era a sede de um culto chefiado por Jezabel a matriarca das heresias asiáticas. 

Tiatira foi a cidade de duas mulheres notáveis: Lídia e Jezabel, muito diferentes em caráter. 

O dom de profecia que é um presente do Espírito Santo para a edificação da igreja, em muitos lugares têm-se transformado em oficina de mensagens mecânicas desvirtuadas para solapar, famílias e ministérios. 

A Bíblia registra os nomes de profetizas fiéis tais como: Miriã, Débora, Ana e as quatro filhas de Filipe o 
evangelista Ex 15.20; Jz 4.4; 5.1-31; Lc 2.36-38; At 21.9. 

Tanto em Pérgamo como em Tiatira o adultério espiritual estava em evidência. 

Jeová no Velho Testamento era o Esposo de Israel, e os falsos deuses eram os amantes do Seu povo Jr 3; Ez 16;2. 

Muitas seitas heréticas surgiram no mundo através de muitas mulheres: 

> A Sociedade Teosófica: Foi fundada em 1875 pela madame russa Helena Blavatsky. 

> A Ciência Cristã: Foi fundada em 1875 em Boston por Mary Baker Eddy. 

> A Obra da Restauração: Foi fundada em 1961 no Rio de Janeiro. 

Surgiu por causa da experiência carismática de uma mulher fanática baseada em textos isolados da Bíblia. 

> A Comunicação Com os Mortos: A necromancia foi emergida no século dezenove na granja em Hydesville, Nova 
York, pelas irmãs Fox, que criaram sinais para se comunicarem com os mortos. 

> A mulher advinha da cidade de Filípos: Ao que parece ter sido ela que levou o movimento espírita para a Europa At 16.16-19.21. “E dei-lhe tempo para que se arrependesse.”
 
O arrependimento é para o momento imediato ao erro.

Não se pode brincar com o pecado em qualquer aspecto. 

O rico da parábola arrependeu-se tarde de mais diante das chamas Lc 16.18-31. 

Billy Graham certa feita expressou: “O vocábulo arrependimento está tristemente em falta nos púlpitos de hoje em dia. "Trata-se de uma palavra que se tornou impopular.” 

Apesar do pecado do mundo pré-diluviano ter subido até as narinas de Deus, Ele deu tempo para que se arrependessem 1 Pe 3.20. 

Após o período de longanimidade veio o julgamento que fulminou a todos; exceto Noé e sua família. 

O grupo rebelde de Tiatira estava sobre a mira do olhar judicial, e da execução de Jesus Cristo. 


22. “Eis que a porei numa cama.” 

O leito indica dor. Quantas pessoas tem ido a óbito por causa da AIDS e das doenças sexualmente transmissíveis. O pecado em muitos casos é punido por enfermidades. 

Obacanal e as festas pagãs eram horripilantes. 

A cama em que ela se estenderia seria um sofrimento sem igual, uminfortúnio.

Jezabel a Rainha Jezabel a Profetisa Mulher gentílica Era gentílicaTemperamental Dominadora Governava o rei Acabe Governava um grupo em TiatiraEra intolerante Não tolerava a verdade Ordenou a construçãodo templo à Baal 
em Samaria Erigiu um altar idolátrico na vida dos homens com a sua doutrina Governava o reino de Israel não de direito, mas de fato Não era pastora em Tiatira, mas exercia um governo paraleloMandou liquidar todos os profetas de Jeová Tinha ódio dos homens de DeusEra vaidosa ao extremo 

A sua vaidade era a doutrina que ensinava Foi acusada de prostituição e feitiçaria Foi acusada também de feitiçaria e prostituição Foi morta por precipitação O Filho de Deus prometeu feri-la“virá grande tribulação.” 

A tribulação em foco, não se trata do período de angústia de sete anos após o arrebatamento, que é chamada de
setuagésima semana profética de Daniel Dn 9.24,27; e sim, a maneira que Jesus usaria para afligir o povo mediante castigos severos por motivo de infidelidade.

23. “E ferirei de morte a seus filhos.” 

Essa é uma linguagem militar relacionada à execução. 

A morte, a que se refere neste verso é a segunda morte. 

Os filhos são os seguidores da heresia ensinada por essa mestra da falsa hermenêutica.“eu sou aquele que sonda as mentes e os corações.” 

Nos tempos remotos os rins eram considerados a sededas emoções, da mesma forma que o coração era a sede da 
inteligência e da vontade.

24. “as profundezas de Satanás.” 

Segundo alguns escatologistas, os antigos gnósticosinvestigavam as profundezas de Satanás para que pudessem 
compreender a natureza do mal e se livrarem delas. 

Para eles o livramento viria por meio do conhecimento. 

Tal idéia não era divina, mas diabolicamente inspirada. 

Os gnósticos acreditavam piamente, que por meio da iniciação esotérica nos mistérios do outro mundo, poderiam adquirir a capacidade de enganar a Satanás. 

Os cristãos obtinham um conhecimento assaz profundo acerca de Deus 1Co 2.10, e para contrapor de forma irônica aos hereges declarou: “as profundezas de Satanás.” 

O inimigo sempre perseguiu inquietantemente a igreja de Cristo. 

Em Esmirna estava a sinagoga de Satanás; em Pérgamo o trono de Satanás em Tiatira as profundezas de Satanás 2.9,13, 24. “outra carga vos não porei.” 

Os dois preceitos mais importantes do Concílio realizado em Jerusalém foram: abstenção de coisas sacrificadas aos ídolos e a prostituição At 15.28,29. 

Em muitas denominações, existem muitas cargas que não foram o Senhor Jesus Cristo quem as colocou. 

Conheço alguns ministros que ensinam que assobiar e assistir televisão são coisas do Diabo. 

Ensinemos a Palavra e deixemos essas infantilidades. Chega de carga! 

25. “Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.” 

Nos dias de Acabe rei de Israel o Senhor teve sete mil fiéis que não se dobraram diante de Baal 1 Rs 19.18; 
similarmente, em Tiatira havia um remanescente que não cedeu às estroinices da profetisa Jezabel. 

Satanás tenta usurpar a fidelidade dos cristãos. 

Vigiemos, pois, e conservemos com seguridade todas as benesses que recebemos do céu. 

Jezabel é a mulher que colocou um punhado de fermento em três medidas de farinha Mt 13.33. 

Mesmo convivendo em meio a esse sistema, existiam aqueles que não se corromperam 2.24. 

Martinho Lutero conviveu dentro da igreja tiatirena e não se corrompera. 

26. “eu lhe darei poder sobre as nações.” 

Os fiéis que guardarem o testemunho de Jesus Cristo e vencer o cristianismo adulterado reinarão e dominarão com 
Ele no milênio. 

Tanto Cristo como os triunfadores terão cumprimento profético no salmo de número dois. 

27. “e com vara de ferro as regerá.” 

O vocábulo grego “poimaino” que se traduz também por pastorear traz o sentido de girar o bastão para impedir o 
ataque de feras. 

Por ocasião da manifestação de Jesus em glória no final da grande tribulação tomaremos parte com Ele no julgamento das nações. 

Em tempos idos o cetro era um bastão feito de madeira, com a ponta de ferro. 

Era usado na ovinicultura oriental com o intuito de proteger o rebanho. 

O cetro neste texto é o símbolo patente do reinado messiânico de Cristo.“e serão quebradas como vasos de oleiro.” 

O Senhor usou uma linguagem que todos entendiam devido o conhecimento que eles tinham com a olaria em 
Manancial de Mensagens Genésio Santos 360 Tiatira onde se fabricavam vasos de barro. 

Segundo dados arqueológicos foi descoberto o costume entre os egípcios e mesopotâmios, que durante a cerimônia de coroação eles quebravam diante do público, vasos de barro, que continham inscrições com os nomes das nações e de seus inimigos. 

O Senhor Jesus oferece aos vencedores a oportunidade de triunfar com Ele sobre os inimigos. 

Os vitoriosos participarão com Cristo no Armagedom, onde brandirão com a vara de ferro e destruirão as naçõesrebeldes que serão destroçadas como se fossem vasos de barro.

28. “dar-lhe-ei a estrela da manhã.” 

Nesta madrugada escura da vida, enquanto a humanidade dorme o sono da ignorância espiritual, os homens e mulheres 
de Deus estão em alerta esperando o alvorecer de um novo dia com a volta de Cristo a Estrela da manhã. 

Para o mundo, Jesus é a Luz da vida; para Israel Ele é o sol da justiça e para a igreja, Ele é a Estrela da manhã. 

A Astronomia diz que a estrela da manhã surge antes do amanhecer, quando a noite fica mais gélida e escura. 
Cristo surgirá no céu quando a situação caótica-espiritual da humanidade estiver ao extremo. 

Jesus como a Estrela da manhã é o galardão individual para a igreja. 

Na primeira vinda do Filho de Deus ao planeta Terra a Sua estrela refulgiu e na segunda, Ele próprio será a Estrela. 

Para as civilizações antigas a estrela da tarde simbolizava a morte, mas a Estrela da manhã vida e imortalidade.

CONCLUSÃO:

AS QUATRO MAIORES TRAGÉDIAS DA VIDA

1° Viver neste mundo sem ter abarcado a Cristo!

2. Sair deste mundo sem Ter a certeza de salvação!

3. Morrer sem ter o nome escrito no Livro da Vida!

4. Ter o nome escrito e depois ser ele riscado! 

Venha a Cristo para que seu nome seja escrito!

Faça uma confissão que confirme seu nome no livro da vida (Mt 10. 32; Rm 10. 9,10)

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.