sexta-feira, 3 de maio de 2013

DEZ MARCAS PROFUNDAS DE UM APÓSTOLO


TEXTO BASE FP 1: 18 = 21

INTRODUÇÃO

Muitos que se auto proclamam como Apostolo, mas será que aqueles se dizem ser “Apostolo” tem marcas de um apostolo?

Analisando a Bíblia Sagrada, como um excelente ponto de referencia para descobrir o papel e as marcas de um apostolo encontrei as seguintes marcas, não precisamente nesta ordem.

I° Profunda Comunhão com Deus:

II° Profundo Conhecimento da Doutrina de Cristo

III° Profunda Efusão do Espírito Santo

IV° Profunda Autoridade para Expulsar Demônios

V° Profundas Manifestações de Sinais e Prodígios(Maravilhas)

VI° Profundo Edificador de Igrejas

VII° Profundo Testemunho de Vida Exemplar

VIIIª Profundo Amor pelas Almas  

IXª Profunda Determinação de Servir

X° Profunda Renuncia Pessoal

I° Profunda Comunhão com Deus: FP 1: 18=21

 “Mas que importa? contanto que, de toda maneira, ou por pretexto ou de verdade, Cristo seja anunciado, nisto me regozijo, sim, e me regozijarei;”

19” “porque sei que isto me resultará em salvação, pela vossa súplica e pelo socorro do Espírito de Jesus Cristo”,

20° “segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte.”

21° “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro”.

1° Acima de tudo a comunhão com Deus é o ponto vital num apostolado, ninguém é apostolo de verdade com tanta autenticidade sem uma Profunda comunhão com Deus, não se trata de uma comunhão superficial, mas sim de uma
comunhão tão profunda a ponto de discernir o Pensamento de Deus, o pensamento humano e o pensamento Diabólico.

2° O Apostolo João era tão intimo de Cristo que foi o único a colocar a cabeça no peito de Cristo e escutar o coração dele bater.

Ele conseguiu no meio dos 12, ser encarado como o discipulado mais “Amado de Cristo” e para tal tem seus méritos pessoais.

(Exemplo Cezino Bernardino- Presidente dos GMUH e o saudoso Pr. Luíz Antonio-RS)

II° Profundo Conhecimento da Doutrina de Cristo 2° TM 3: 16=17

“Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça;”

17ª “para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra”.

1° É leitor constante da Bíblia, porém, não é um leitor qualquer, que ler segundo o entendimento, trata-se de um leitor que ler em conexão com o Doutor Espírito de Deus, para compreender perfeitamente tudo o que está escrito, e obter um Profundo Conhecimento da Doutrina de Cristo.                                

2° Não trás heresias para igreja, sempre está revendo seus antigos e novos conceitos doutrinários à luz da Bíblia para ver se tem algum erro, se tem algo a mais ou a menos, da Doutrina que Cristo Jesus deseja passar para o rebanho.

3° Sempre Analisa a Bíblia como um todo, e firma seus conhecimentos doutrinários nela, considera o Velho Testamento e o Novo Testamento.

4° Não coloca nenhum livro ou tradição acima da Bíblia Sagrada.

5° Não utiliza os estudos seculares para formar doutrinas e conceitos e coloca-los acima da Bíblia, pelo contrário Utiliza o estudo secular para aprofundar-se e respalda-se na Bíblia Sagrada.

(Exemplo: Evangelista Silas Malafaia/ Antonio Gilberto/ Geziel Gomes)

III° Profunda Efusão do Espírito Santo:

1° O Apostolo é um canal do Espírito Santo, quem se aproxima dele sente automaticamente a profunda Efusão do Espírito Santo sobre a vida dele e sobre seu ministério.

Tem um testemunho incontestável, sofre perseguição, calúnias, difamações, porém, quando tudo se investiga, conclui-se que sua vida é inescusável na verdade.

2° Percebem-se falhas humanas, mas nada que venha comprometer a saúde espiritual da Igreja e a salvação dele e do rebanho que apascenta.

Ele trás consigo uma Unção tremenda e Profunda Efusão do Espírito Santo que Edifica, Consola e Exorta as pessoas para mais perto de Deus.

Debaixo das mãos do Verdadeiro Apostolo está a marca de Cristo, confirmada pela Efusão do Espírito Santo.

Por cujo motivo te lembro de que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.

2° Timóteo 1: 6

E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. Heb 6: 2

E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, At 8: 18

Não desprezes o dom que há em ti, o qual te foi dado por profecia, com a imposição das mãos do presbitério.1° Tm 4: 14

3ª Há uma extrema necessidade de Apóstolos autênticos nas Igrejas dos dias atuais, pois encontramos mais falsos apóstolos do que verdadeiros, no meu parecer pessoal, de alguns ministérios a função de Apostolo foi banida, em outros, negligenciada, e numa pequena minoria aceita e desenvolvida.

( Cito Apostolo Geziel Gomes e Apostolo Gilmar Santos (Goiânia- GO)

IV° Profunda Autoridade para expulsar Demônios LC 9: 1

E para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: Marcos 3:15

E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem
enfermidades.Lucas 9:1

E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.Lucas 9: 49
                                       
O Apostolo Genoíno não brinca com demônios, não tem pacto com demônios, não faz tratos com entidades malignas, não dá credibilidade e nem espaço para o demônio atuarem dentro do ministério.

Ele fecha todas as brechas, procurar detectar os locais onde os demônios estão entrando na igreja, e assim que descobri procurar fechar a porta de entrada para os demônios não entrarem mais.

1° Possui uma Profunda Autoridade para Expulsar Demônios e conhecimento de causa, além de trazer soluções para a pureza espiritual e para a libertação das vidas cativas.

O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. Isaías 61:1= 3
(Exemplo: Pr. Marcos Pereira da Silva/ Missionário Ezequiel Pires e o Missionário Davi Martins Miranda)

V° Profundas Manifestações de Sinais e Prodígios (Maravilhas) AT 2: 43

E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. Atos 2: 43

E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Atos 5: 12

Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios. Atos 15: 12

2° Hoje a escassez de Sinais e Prodígios nas igrejas é dramática, então alguns para justificar a falta de sinais e prodígios em sua congregação costumam apontar para as Igrejas onde os sinais e prodígios estão ocorrendo, e atribui tais sinais e prodígios aos demônios.

3° É interessante que na visão deles, Satanás e seus demônios hoje estão fazendo falsos e sinais e prodígios abundantemente nas “falsas” Igrejas.

É interessante que nas igrejas deles os sinais e maravilhas da parte de Deus não acontecem, dando uma impressão que Deus não opera mais sinais prodigiosos.

4° Ora se as manifestações de sinais e maravilhas em outros ministérios são todas do Diabo e seus Demônios, onde há sinais e maravilhas da parte de Deus? A Resposta é simples!

Nas Igrejas onde os verdadeiros apóstolos atuam diretamente ou indiretamente, pois uma das principais marcas de um Apostolado são as Profundas Manifestações de Sinais e Prodígios (Maravilhas).

Estes sinais prodigiosos são amplos, envolve curas de câncer, AIDS, curas de paralisia, cegueiras físicas e espirituais, manifestações plenas das mais diversas formas do Espírito Santo, para curar, libertar, salvar e transformar vidas.

1° Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo.

2° E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo.

3° E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos.

4° Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. (1ª Co. 12: 4=7)

(Exemplos: Evangelista Benny Hinn e o Apostolo Geziel Gomes/ Missionário Davi Martins Miranda da Igreja Deus é Amor)

VI° Profundo Edificador de Igrejas:

1° Profundo Edificador de Igrejas e não destruidor, ele procurar manter o trabalho visando como lucro a salvação de almas, e não o dinheiro ou qualquer bem material.

O Apostolo comissionado por Deus é um restaurador e Igrejas, um investidor contumaz, no bom sentido do termo.

Ele não deixa o pastor de ovelhas perecer junto com o rebanho, pelo contrário ele vai lá, paga um salário digno ao obreiro, edifica o rebanho não só com palavras provindas de Deus, mas também presta apoio material e financeiro para o bom andamento da obra.

Afinal de contas, o apostolo é o fundador e mantenedor fiel de várias igrejas que abre e adota.

2°É aquele pastor Presidente que reparte os dividendos dos lucros e prejuízos com todos.

Ele visa administrar de maneira sábia para não causar prejuízo a nenhuma congregação.

E ao mesmo tempo observa as necessidades das Igrejas locais e procura suprir o quanto antes a necessidade de cada congregação, sempre em tempo oportuno sem comprometer o orçamento do Ministério (Campo), além disso, não está focado apenas na igreja sede, mas o foco dele é as almas que se congregam em todas as congregações do campo.  Não deixa as igrejas caindo os pedaços.

(Cito como exemplo: Pastor Presidente Joel Amâncio da Assembleia de Deus- Ministério do Belém- Campo de Limeira no Estado de Conservação dos Templos/ Ev. Silas Malafaia-Assembleia de Deus – Ministério Vitória em Cristo no requisito salário de obreiros)


VII° Profundo Testemunho de Vida Exemplar:

1° Seu ministério é inescusável, por mais que alguns se atrevam a acusar, mas logo com o passar do tempo, sempre fica provado, que o acusador, estava errado.

É obvio que haverá contra ele acusações, difamações, calúnias e toda espécie de perseguições...

2° Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; 2°  Timóteo 3: 11

De maneira que nós mesmos nos gloriamos de vós nas igrejas de Deus por causa da vossa paciência e fé, e em todas as vossas perseguições e aflições que suportais; 2° Tessalonicenses 1: 4

E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. 2° Timóteo 3:12

Que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Marcos 10: 30

Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.2 Coríntios 12: 10

Senão o que o Espírito Santo de cidade em cidade me revela, dizendo que me esperam prisões e tribulações. At 20: 23

Ele tem um Profundo Testemunho de Vida Exemplar conhecido de todos.

Ele bem visto em casa, na Igreja, na comunidade onde mora, tem credito no comercio, bom testemunha para a família, amigos, ovelhas e para todos que o cercam.

Se resume no que o apostolo Paulo disse:

Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.1 Coríntios 11: 1
Sede também meus imitadores, irmãos, e tende cuidado, segundo o exemplo que tendes em nós, pelos que assim andam.Filipenses 3: 17

(Exemplo: Saudoso Daniel Berg da Assembléia de Deus)

VIII° Profundo Amor pelas Almas:

O Amor do Verdadeiro Apóstolo se limita a dois campos:

1° Amor a Deus
2° Amor a Obra: Almas

       

Ama a Deus de todo coração, alma, mente e força; seu propósito principal é servir a Deus independente de qualquer interesse material.

Porque ele sabe que quando se busca a Deus com toda integridade todas as necessidades são supridas.

Ama a Obra de Deus, isto envolve almas, é um amor que se estende as lamas, no sentido de que todos venham ser salvos e transformados pelo Poder de Deus.
A preocupação principal deste apóstolo e ganhar almas para o Reino de Deus.

Ele não está preocupado em ganhar dinheiro com as almas e assim construir um império financeiro, que visa o seu lucro particular.
Todavia a sua preocupação é salvar as Almas da perdição, custe o que custar.

X° Profunda Determinação de Servir:

Nele encontramos a Profunda Determinação de Servir e não ser servido.

É uma pessoa Humilde, mansa, apta para a boa obra, disposta, não coloca obstáculo recusando a fazer aquilo que Deus deposita em seu coração e mente depois de prolongadas orações em busca de resposta divina.

Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Mateus 11: 29

É um imitador de Cristo em tudo.

X° Profunda Renuncia

É uma pessoa abdicada, que rejeita uma vida promiscua de pecado, desprovida de vaidades pessoais que escandalizam os santos, procura viver em santidade, não é um santarrão, e sim uma pessoa comum, como outra qualquer, mas leva uma vida de renuncia abrindo mão de ambições pessoais que não leva a nada.

Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro.

Não podeis servir a Deus e a Mamom.

Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir.

Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta.
Não tendes vós muito mais valor do que elas?

E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?

E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam;

E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?

Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?

(Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas;

Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo.

Basta a cada dia o seu mal. Mateus 6: 24= 34

Um Forte Abraço! Nos laços do Calvário que nos une......A serviço do Rei, PR João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.