quinta-feira, 16 de maio de 2013

a prendendo com as mães da bíblia


TEXTO BASE Êxodo 2: 1 =10 e 6: 20

INTRODUÇÃO

TEMA: Aprendendo com as mães da Bíblia PARTE= II

O nascimento de Moisés

1° Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma filha de Levi.

2° A mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que ele era formoso, escondeu-o três meses.

3° Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou para ele uma arca de juncos, e a revestiu de betume e pez; e, pondo nela o menino, colocou-a entre os juncos a margem do rio.

4ª E sua irmã postou-se de longe, para saber o que lhe aconteceria.



5ª A filha de Faraó desceu para banhar-se no rio, e as suas criadas passeavam à beira do rio. Vendo ela a arca no meio os juncos, mandou a sua criada buscá-la.

6° E abrindo-a, viu a criança, e eis que o menino chorava; então ela teve compaixão dele, e disse: Este é um dos filhos dos hebreus.

7° Então a irmã do menino perguntou à filha de Faraó: Queres que eu te vá chamar uma ama dentre as hebréias, para que crie este menino para ti?

8° Respondeu-lhe a filha de Faraó: Vai. Foi, pois, a moça e chamou a mãe do menino.

9° Disse-lhe a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei o teu salário. E a mulher tomou o menino e o criou.

10° “Quando, pois, o menino era já grande, ela o trouxe à filha de Faraó, a qual o adotou; e lhe chamou Moisés, dizendo: Porque das águas o tirei.
Queremos render a nossa homenagem às mães, essas mulheres guerreiras que com muito sacrifício, coragem e amor dão à luz aos seus filhos, cuidam deles, educa-os e os ensinam a viver”.

Parabéns, mães, pelo seu dia!

Nesta Lição, escolhemos algumas mães da Bíblia para aprendermos com elas, segundo as suas características mais marcantes.

Elas entraram para a história pelo seu exemplo, testemunho e luta.

Vamos aprender com elas?

I - JOQUEBEDE, UMA MÃE ESTRATEGISTA - Êxodo 2: 1 =10 e 6: 20

Ela deu à luz a Moisés, esse grande líder que foi usado por Deus para conduzir o povo de Israel à libertação do cativeiro egípcio.

Moisés nasceu num tempo em que o Faraó, rei do Egito, havia determinado a morte de todos os meninos recém-nascidos, filhos dos hebreus.

Essa mãe corajosa e cheia de sabedoria bolou uma estratégia inteligente, visando a preservação da vida do seu filho.

Ela soltou a criança dentro de um cesto no rio Nilo, exatamente no horário em que a filha do Faraó vinha ao rio se banhar e instruiu Miriam, sua filha, a acompanhar o cesto ao longo do rio.

A estratégia deu certo. Moisés foi adotado pela filha do Faraó e a sua mãe Joquebede foi contratada para cuidar do seu próprio filho.

Qual foi o segredo do sucesso dessa mãe? Ela era da família de Levi e servia a Deus e ela confiou em Deus. Faça você o mesmo, sirva a Deus e confie a sua vida a Ele e Ele fará da sua vida um sucesso!

II - A MÃE CANANÉIA, UMA MÃE HUMILDE - Mateus 15: 21=28

Essa mãe Cananéia, uma mulher grega de origem siro-fenícia (Marcos 7: 26), entrou para a história pela sua luta e esforço em buscar a Jesus para socorrer a sua filha que estava endemoninhada e ninguém conseguia ajudá-la.

Ela então, vence a sua religiosidade, vence os preconceitos da sua sociedade, vence qualquer que fosse o orgulho pessoal e cheia de fé, luta para chamar a atenção de Jesus e tentar fazer com que Ele liberte a sua filhinha.

Ela veio clamando atrás de Jesus e ninguém conseguia impedi-la ou mesmo calar a sua boca.

E ela conseguiu! Jesus não resiste ao clamor de uma mãe, ao clamor daqueles que o buscam com humildade e fé.

Vemos nessa mãe o seu amor pela sua filhinha, a sua coragem, esforço, fé e grande humildade para buscar o seu milagre.

Você está precisando de uma libertação, de um milagre? Você está precisando de Jesus em sua vida?

III - MARIA, UMA MÃE SUBMISSA A VONTADE DE DEUS- Lucas 1: 26= 38

Provavelmente a mais famosa, mais conhecida e destacada mãe da Bíblia, Maria, a mãe de Jesus! Jesus foi o seu filho primogênito e depois vieram outros filhos e filhas, conforme nos revela os Evangelhos (Mateus 13: 54-58).

Maria é honrada, respeitada e devidamente valorizada por todos os discípulos de Jesus, por todos aqueles que conhecem a Palavra de Deus.

A sua atitude humilde e a sua submissão à vontade de Deus para a sua vida, fizeram dela uma mãe abençoada (Lucas 1: 42).

Maria entra para a história como uma mãe muito especial, escolhida por Deus para fazer parte do Plano de Salvação para a humanidade, para todos que crerem em Jesus como Senhor e Salvador.

Maria foi uma mãe bem-aventurada, feliz, por que decidiu crer (Lucas 1: 45) e se submeter à vontade de Deus. Convidamos você a crer em Jesus.

CONCLUSÃO

Vemos que essas mães foram vencedoras pela sua coragem, sábias estratégias, amor, humildade, fé e submissão a vontade de Deus. Todas elas confiaram em Deus e foram vitoriosas!

Convidamos você a confiar em Deus e entregar a sua vida nas mãos dAquele que pode te dar a salvação e fazer da sua vida um grande sucesso: Jesus Cristo! Creia em Jesus!
A ser-vice do rei pr. João Nunes Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bem vindo! Obrigado por visitar nosso blog, com mensagens inspirativas, baseado na Bíblia, e vídeos ao seu alcance.